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COMO OTIMIZAR O PROCESSO DE CLIPPING NAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA?

O monitoramento de notícias é uma peça chave nas assessorias de imprensa. Porém, executar essa função com qualidade e sem comprometer o dia a dia é um desafio para vários jornalistas.

O grande volume de conteúdos veiculados na mídia transforma o clipping em um gargalo nas agências de comunicação. Isso acontece porque a captação das publicações exige olhar crítico e tempo, resultando no comprometimento da rotina diária.

Entretanto, esse braço da comunicação é a ferramenta responsável por mostrar e justificar a contratação do trabalho de uma assessoria. Por isso, muitas agências contratam profissionais apenas para fazer clipping.

A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital faz parte do Grupo Interface Comunicação Empresarial e responde pela captação das publicações dos clientes de todas as empresas do Grupo.

A empresa monitora 24 horas por dia notícias veiculadas em TV, rádio, jornal, mídia impressa e on-line e disponibiliza um relatório diário com tudo que sai sobre o setor de cada cliente.

Mas como executar esse trabalho com eficiência ao longo do dia? Acompanhe na sequência algumas dicas para potencializar seu monitoramento de notícias:

PRIORIZE OBJETIVOS

Para começar é importante ter em mente qual seu foco de trabalho, por exemplo, qual segmento de atuação do meu cliente? Quais mídias devo acompanhar? São questionamentos essenciais que você deve fazer para nortear seu trabalho.

Vale lembrar que tais metas devem estar alinhadas com o planejamento de comunicação. Monitoramento de marca, concorrência, nicho de atuação, são atividades que estarão inseridas dentro do contexto do clipping de notícias.

De qualquer forma, é imprescindível traçar os objetivos do clipping para que o foco não seja perdido, comprometendo a efetividade do trabalho.

UTILIZE FERRAMENTAS ESPECIALIZADAS 

Falamos anteriormente de como este trabalho impacta na rotina das assessorias de imprensa. Portanto, utilizar ferramentas especializadas em pesquisa de publicações na mídia é uma excelente alternativa.

Por meio do cadastramento de palavras-chave alusivas ao negócio de atuação do cliente, o assessor pode segmentar sua busca para captar somente as notícias de interesse. Com isso, é possível otimizar o trabalho, evitando desperdício de tempo.

PRODUZA E COMPARTILHE RELATÓRIOS 

Dissemos que o clipping é uma forma de validar a relevância do trabalho da assessoria de imprensa. E um dos mecanismos que evidenciam isso são os relatórios periódicos de mídia, pois ele evidencia o grau e a forma de exposição do cliente nos veículos de comunicação e nas redes sociais.

Tais documentos devem ser compartilhados com os assessorados, pois os indicadores que eles mostram podem nortear tomadas de decisões e definição de novos rumos para o negócio.

Caso esteja interessado em saber mais detalhes sobre os relatórios de mídia, sugerimos a leitura do post “Como produzir gráficos interessantes para análise de dados”.

EXTRAIA IDEIAS DO CLIPPING

Por fim, é importante alertar que o clipping pode ser uma excelente fonte de consulta para novas ideias de pautas jornalísticas para posicionar a marca do cliente.

Os conteúdos noticiosos muitas vezes são ricos em informação e podem render boas sugestões de temas para um release, por exemplo. Um olhar atento pode auxiliar a identificar tais oportunidades.

Quer saber mais sobre como funciona o monitoramento de notícias? Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços.

 

 

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