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Como produzir gráficos interessantes para análise de dados

Você está sentado na frente do computador trabalhando em uma planilha, que dará origem a um relatório, cheia de números e indicadores. O que você faz? Sai correndo para nunca mais voltar? Calma! Também não precisa exagerar. Esses documentos algumas vezes dificultam a nossa interpretação, tornando a tarefa um pouco complexa. Mas existem alguns mecanismos capazes de nos ajudar a decupar essas informações, sendo mais assertivos na compreensão destes arquivos.

Quando pensamos em produzir relatórios que façam sentido devemos perguntar: Quais são as respostas que quero encontrar? O que não pode faltar na minha análise? Esses questionamentos são essenciais para construir arquivos dinâmicos, objetivos e de fácil entendimento.

Compreensão é a palavra-chave nesse processo. Você pode não ser um expert em design e muito menos um ninja na elaboração de relatórios, mas se você sabe o que precisa apresentar em termos de indicadores e qual a melhor analogia para demonstrar os dados, meio caminho já está feito.

Mas como tornar uma planilha com uma série de números e códigos em algo palpável e de fácil acesso? Confere aí abaixo que a gente te conta.

Saiba onde quer chegar para obter as respostas

Quando falamos em saber qual a mensagem transmitir, estamos dizendo que antes de pensar na produção do relatório, é imprescindível não refletir sobre o que precisamos apresentar. E isso faz conexão com uma outra etapa: que é o da pesquisa, ou seja, quais as informações eu quero captar para produzir um relatório coerente. Caso contrário, podemos cair no maior pecado da elaboração de um estudo: a trágica dispersão, resultado da captação desenfreada de um emaranhado de itens sem um foco estabelecido.

Outro fator importante é saber quem vai ler o documento que produzidos por você. Saber qual seu público alvo é essencial para elaboração de um arquivo condizente com perfil do cliente. Na Interclip produzimos relatórios com os principais indicadores, no que diz respeito à exposição do cliente na mídia.

Algumas informações disponibilizadas nos nossos documentos são padronizadas, como o espaço ocupado em centímetros nos jornais e revistas e o impacto de cada uma delas. Porém, o tipo de informação captada nos veículos de comunicação e o que entregaremos posteriormente é ajustado por meio de constante diálogo com nossos clientes. A proposta é monitorar e disponibilizar conteúdo relevante para o seu negócio.

Faça dos seus gráficos o espelho da realidade

Para tornar os indicadores mais acessíveis ao seu público você pode lançar mão de ferramentas tradicionais, como mapas e labirintos, ou utilizar gráficos que proporcionarão mais dinamismo e interatividade, além de serem esteticamente mais apresentáveis.

O formato deve ser escolhido de acordo com a necessidade do seu contratante. Além disso, é importante levar em consideração qual tipo vai tornar a informação mais compreensível.

Por exemplo: caso você precise comparar e classificar informações, os gráficos de barras podem ser uma opção, pois eles podem unir vários itens sobre uma mesma linha, o que facilita a equiparação. No caso de fazer uma ordem cronológica de desempenho ao longo de um período, o ideal é usar os modelos de linhas, que facilitam a interpretação. Mas quando você precisa mostrar um montante e separar os números que formam o total, sugerimos usar o gráfico de pizza. Enfim, é vasto leque de opções, por isso o bacana é saber qual seu conteúdo e o público que vai consumir essa informação.

Dicas para um relatório objetivo

Pessoal, apenas para concluir que a produção de um bom relatório não pode estar restrita apenas ao gráfico ideal e a delimitação dos dados. Atenção ao detalhe, fazer testes da melhor visualização dos indicadores, são alguns dos ingredientes essenciais para gerar satisfação nos clientes.

Não esqueça também de dar ênfase ao que é mais interessante. Produzir muitos gráficos torna o relatório denso, que podem comprometer a leitura e até mesmo o acesso do arquivo no computador.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a tornar mais fácil a visualização dos dados nos relatórios da sua empresa.

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