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COMO PRODUZIR UM CLIPPING RÁPIDO E ASSERTIVO

Dentro do trabalho de assessoria de imprensa, o clipping é uma ferramenta essencial. Ele representa o último processo dentro de uma estratégia de comunicação e o resultado que demonstra ajuda a definir as próximas ações e justificar o investimento em uma consultoria de comunicação.

Além disso, o clipping é uma ferramenta para antever ameaças de uma crise, permitindo a empresa desenvolver um planejamento para o caso de acontecerem. Também é possível identificar oportunidades que viabilizarão vantagem competitiva para a empresa.

Monitorar notícias atualmente requer precisão e agilidade para captar as informações essenciais sobre o negócio do cliente. Por isso, selecionamos seis dicas importantes para a produção de um clipping eficiente:

Utilize ferramentas de busca

O ritmo acelerado das assessorias de imprensa não permite espaço para que os jornalistas façam o clipping manualmente. Os assessores precisam estar focados em elaborar o planejamento, pensar boas pautas e estreitar o relacionamento com os clientes.

Entram em cena os softwares de monitoramento que otimizam o trabalho das assessorias de imprensa e geram resultados que as pesquisas tradicionais não proporcionam. Nestes sistemas é possível cadastrar palavras-chave alusivas ao negócio do cliente que vão auxiliar na identificação de citações do assessorado e de seus concorrentes, além de matérias de interesse.

Escolha bem suas palavras-chave

Falamos um pouco delas anteriormente, mas é importante ressaltar que é fundamental definir quais os termos serão utilizados no processo de busca. Isso fará com que você economize tempo e seja mais assertivo na sua pesquisa. Pensando nisso, leve em consideração o que é mais importante para seu cliente: a marca, os concorrentes, outros termos relacionados ao negócio e a realidade da empresa.

A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa do Grupo Interface Comunicação Empresarial, utiliza um dos sistemas mais sofisticados do mercado que monitora os assuntos, por meio de um cadastramento de palavras-chave. Isso otimiza o tempo de busca e permite que seja captado material que efetivamente ajudará o cliente a ter um raio-X do seu segmento de atuação.

Privilegie os veículos de comunicação mais importantes

Pensando nos temas de maior interesse para o cliente e nas mídias mais relevantes, os jornalistas têm relacionamento mais próximo com alguns veículos específicos. Isso acontece porque existem jornais que abordarão determinados assuntos com mais facilidade e existem veículos que atingem mais pessoas.

Por isso, é mais adequado privilegiar os jornais mais importantes na sua pesquisa. Até porque os blogs e sites menores replicam o que os grandes veículos publicam. Portanto, isso fará com que você ganhe tempo na sua pesquisa.

Esta medida não significa deixar de monitorar os sites menores. O intuito aqui é captar os veículos de maior audiência com rapidez, fazendo com que sejam disponibilizados para o cliente de forma mais ágil.

Coloque filtros de pesquisa

Outra estratégia é elencar quais aspectos serão levados em consideração na hora de fazer a pesquisa. Delimite a busca como região onde a empresa atua, datas de veiculação, tipos de veículo, entre outros.

Quanto mais específica for a busca, mais precisa ela será e isso fará com que você não perca tempo com notícias indesejadas.

Classifique as matérias

Cada notícia clipada deve ser rotulada como negativa, neutra ou positiva. Essa é uma forma de ganhar tempo para identificar rapidamente citações negativas, pois essas matérias geralmente demandam uma análise minuciosa, para uma futura gestão de crise da assessoria de imprensa.

Em contrapartida, essa ferramenta pode auxiliar a identificar um grande número de matérias positivas, demonstrando a efetividade do trabalho de comunicação. E isso será útil para que a agência seja valorizada pelo cliente.

Produza relatórios de mídia

O relatório é a apresentação do resultado do trabalho da assessoria de imprensa. Por isso, deve mostrar dados que comprovem a importância da contratação do serviço para o negócio do cliente.

Os relatórios de mídia precisam trazer um amplo leque de informações, como quantidade de notícias; se são positivas, negativas ou neutras para o cliente; valores em reais da mídia impressa e on-line; o estado de origem do veículo; a plataforma (se é online, impresso, rádio, TV), entre outros dados.

Quer saber um pouco mais sobre monitoramento de notícias? Acesse o nosso post Como monitorar notícias de forma eficiente e acompanhe a nossa página no Facebook.

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