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SAIBA COMO A ASSESSORIA DE IMPRENSA TRABALHA PARA PRESERVAR A IMAGEM DE INSTITUIÇÕES?

Gerenciamento de crise é um conceito inerente ao trabalho dos assessores de imprensa que resulta em muito desgaste para os profissionais da área. Entretanto, esse processo é imprescindível para a eficaz gestão da imagem do cliente, por isso é importante dominar algumas técnicas que são valiosas na hora de lidar com esse tipo de situação.

Lembramos que não existe uma receita de bolo para administrar situações de conflito, pois cada história tem suas peculiaridades. Porém, vamos elencar aqui alguns princípios fundamentais para gestão de crise:

Procure antecipar os fatos

O assessor de imprensa precisa entender que algumas situações são previsíveis e devem ser detectadas para a prévia definição de quais medidas deverão ser tomadas. Neste contexto, contar com um serviço de clipping é essencial, já que o monitoramento de notícias ajuda mensurar o impacto da exposição do seu assessorado na imprensa.

A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, localizada em Belo Horizonte, oferece ao mercado o serviço de Alerta Geral, no qual os clientes são avisados, especialmente em situações críticas, sobre matérias importantes que mencionem o nome da instituição em variados veículos de comunicação. Os avisos são enviados por e-mail e celular a qualquer hora, seja em finais de semana, feriados, ou bem cedo, nos dias úteis.

Prepare o porta-voz da sua empresa

Em cenários de turbulência institucional unificar o discurso contribui para trazer credibilidade e coerência para sua empresa. Portanto, evitar ruídos na comunicação é fundamental e isso vale para o público interno e externo.

Por isso, os assessores de imprensa devem capacitar os porta-vozes para eles dialogarem com os diversos canais de comunicação com assertividade e coesão, fazendo com que as informações divulgadas traduzam a realidade dos fatos e o real pensamento da empresa.

Fique atento às redes sociais 

Com o advento das mais diversas plataformas digitais, como Facebook, Twitter, Instagram, entre outros, gerir situações de conflito se tornou um desafio ainda maior. Esses meios de comunicação são imprescindíveis para preservar a imagem de uma empresa.

As redes sociais são canais que dão voz para as pessoas saírem do anonimato e se manifestarem sobre diversas questões. Portanto, a assessoria de imprensa deve estar atenta a estes espaços e posicionar a empresa perante este público de forma rápida e coerente.

Caso queira saber mais sobre o assunto, nós fizemos um post sobre gestão de redes sociais nas assessorias de imprensa.Clique aqui e saiba mais sobre o tema.

Fale a verdade

Pode parecer tentador contar uma mentirinha com o objetivo de evitar o agravamento de uma crise, mas não caia nesta tentação. O faro jornalístico da imprensa pode trazer à tona a verdade dos fatos e aí o estrago pode ser ainda maior.

Além disso, as redes sociais potencializam ainda mais o fluxo de informações fazendo com que uma farsa seja descoberta de forma rápida. Por isso, a transparência é o melhor caminho para preservar a empresa e resgatar a credibilidade no mercado.

Procure saber qual o cenário da crise

Tenha em mãos um raio x de tudo o que está sendo abordado nos veículos de comunicação sobre o seu cliente. Use planilhas e relatórios diários de tudo o que está sendo dito, seja na mídia tradicional, como nas emissoras de rádio e televisão e nos jornais impressos, ou nas redes sociais.

Aqui, mais uma vez o clipping se faz presente como um mecanismo essencial para produção de um panorama geral de um gerenciamento de crise. Na Interclip produzimos relatórios gerenciais sobre como os nossos clientes são expostos na mídia. Estes arquivos trazem um leque de informações, como quantidade de notícias, e o impacto se elas são positivas, negativas, ou neutras para o cliente, o Estado de origem do veículo, a plataforma (se é online, impresso, rádio ou TV), entre outros dados.

Analise os fatos após a crise

Depois de executar todas as ações de gestão de crise e vencer o momento de turbulência é importante continuar monitorando a exposição do cliente na mídia. O relaxamento em demasia após um momento como este pode resultar em descuido e uma nova situação de conflito pode se instaurar. Por isso, aprender com os erros e manter a atenção é fundamental.

Quer saber mais sobre gestão de marca nas assessorias de imprensa?  Acesse o nosso post “A importância do clipping no gerenciamento de crise” sobre a importância do clipping para administração de situações de conflito e fique ainda mais por dentro do assunto.

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