26 abr COMO COMPROVAR O VALOR DAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA?
Um dos maiores desafios das assessorias de imprensa é justificar a contratação dos seus serviços para o cliente. Argumentos inerentes a fortalecimento de marca e engajamento do público são importantes, mas as vezes não são suficientes para mostrar a relevância do trabalho.
Neste contexto, aparece a importância da análise de dados e mensuração de métricas para mostrar em números o custo benefício de uma assessoria. Mas como demonstrar os resultados em dados qualitativos e quantitativos? Na sequência vamos dar algumas dicas de como apresentar estes indicadores:
IDENTIFIQUE INSIGHTS
O clipping impulsionado por um software de busca pode ser uma ferramenta essencial para traçar um panorama sobre a exposição da marca do cliente na mídia.
O monitoramento de notícias e redes sociais permite, não só avaliar a performance do cliente nos veículos de comunicação, mas também traçar um raio x sobre a concorrência e o segmento em geral.
Esse é o indicador essencial para nortear novas estratégias de mercado, no que diz respeito ao posicionamento da marca.
ANALISANDO SENTIMENTO
Outro ponto de grande relevância na análise de dados é o monitoramento de sentimento, que diz respeito a forma como as pessoas se relacionam com as empresas e seus produtos.
Um bom exemplo de análise são os comentários no Facebook. Por meio deles, é possível avaliar como o público enxerga a instituição e sua atuação no mercado.
Tais dados podem definir novos posicionamentos e estratégias de interatividade e atuar com agilidade em casos de gerenciamento de crise. Além disso, é um indicador importante para mostrar também os resultados positivos para o cliente.
VALORIZANDO O TRABALHO DA ASSESSORIA
O último item se refere a comprovação do trabalho da assessoria de imprensa. A mensuração dos resultados, respeitando critérios previamente definidos no planejamento vão justificar o investimento no trabalho de comunicação.
A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa de clipping de Belo Horizonte, produz relatórios gerenciais para os seus clientes.
O material é enviado com várias informações como, impacto da notícia, tamanho das matérias de jornais e revistas, tempo das notícias de rádio e Tv, relevância do veículo para o cliente, quais os releases que tiveram maior visibilidade entre outros indicadores.
Quer saber como medir o trabalho da sua assessoria de imprensa? Entre em contato com a Interclip e conheça mais sobre nossos serviços.
Sorry, the comment form is closed at this time.