O MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS NAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA

O investimento em gerenciamento de redes sociais se tornou imprescindível para qualquer empresa. É nestes espaços que é possível identificar oportunidades para potencializar o seu negócio no mercado. Além disso, acompanhar as mídias digitais é uma forma de evitar crises e verificar como a sua marca está sendo avaliada pelos clientes.

O Facebook é a principal plataforma com este perfil na atualidade. Entretanto, é importante estar atento ao Twitter, Instagram, Linkedin, entre outros. Até porque o mesmo conteúdo pode ser propagado em várias mídias. Por isso, você deve elaborar um planejamento estratégico de monitoramento de redes sociais.

Para mostrarmos a importância de acompanhar o grau de exposição do seu negócio, vamos destacar abaixo 4 motivos para você ficar atento ao que os seus clientes estão dizendo sobre sua empresa nas mídias digitais:

Avaliação da exposição da marca

O assessor de imprensa precisa estar atento às citações dos seus clientes no Facebook e outras plataformas. Isso possibilita mostrar para o gestor como ele está sendo visto por aqueles que consomem os itens  do seu negócio.

O Facebook e Instagram são canais onde internautas buscam dados sobre marcas e produtos que desejam consumir, por isso monitorar as mídias tem que estar na rotina de uma agência de comunicação.

Olhar estratégico para o mercado 

Além de extrair dados quantitativos sobre a presença do seu negócio nas redes sociais, o monitoramento permite identificar informações estratégicas que podem nortear tomadas de decisão.

Informações sobre produtos mais consumidos, formatos de posts que viabilizam mais tráfego, anúncios que potencializa mais as vendas, são indicadores valiosos para, por exemplo, aperfeiçoar estratégias de marketing para atrair mais clientes.

Monitoramento da concorrência

As redes sociais permitem saber as potencialidades do seu negócio, mas também acompanha o que os concorrentes estão publicando nos canais de comunicação.

É uma medida importante, pois possibilita saber o que os players do setor estão fazendo, além de oportunizar identificar as virtudes e fraquezas do seu negócio.

Análise de sentimento

Plataformas como Facebook e Instagram reproduzem o sentimento das pessoas. Comentários, curtidas em algum post, entre outros dados, podem dizer muito sobre qual o comportamento do consumidor diante do seu produto.

Portanto, observar as páginas oficiais dos clientes tem que ser tarefa diária do assessor de imprensa, pois não dar atenção devida ao que é publicado nestas plataformas pode gerar uma crise de imagem desnecessária.

Na Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital elaboramos planejamento de monitoramento de redes sociais para os nossos clientes. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre os nossos serviços.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.