25 ago COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO MEIO CORPORATIVO
Na comunicação é possível explorar várias linguagens para dialogar com o público. Podemos fazer isso usando diversificados formatos de mídia sem perder a unidade do discurso, que é o que dará consistência e credibilidade para o seu negócio. Essa estratégia é o que chamamos de comunicação integrada. Mas como funciona isso? Fique tranquilo que explicaremos a seguir:
Vamos imaginar uma assessoria de comunicação em uma prefeitura de uma grande cidade. Geralmente ela é composta por jornalistas, relações públicas, publicitários, designers, profissionais de marketing, etc.
Pense em toda essa estrutura dividida em departamentos, porém cada um trabalha a comunicação de acordo com as peculiaridades do seu setor sem que exista uma interatividade entre as áreas. O resultado para a prefeitura será a produção de uma imagem fraca, sem coerência e credibilidade para os cidadãos.
A comunicação integrada é justamente o posto disso, pois ela estabelece uma sinergia e constante interatividade entre os ramos da comunicação social, viabilizando construir os melhores resultados para os clientes, no que diz respeito a fortalecimento de marca e credibilidade perante o público.
Aplique a comunicação integrada no seu cotidiano
É viável implantar esse conceito na sua empresa, independentemente do tamanho da companhia. Seu departamento de comunicação pode até funcionar em departamentos, porém se você mapear os processos verá em algum ponto as áreas podem convergir. É neste momento que podemos executar as ações de forma estrategicamente alinhada, viabilizando para as empresas o alcance de metas.
No Grupo Interface Comunicação Empresarial, do qual a Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa localizada em Belo Horizonte, profissionais que atuam com redes sociais, clipping e assessoria de imprensa, trabalham em constante interatividade para proporcionar os melhores resultados para os clientes.
Mantenha a coerência do discurso
Quando a mensagem chega de forma desconexa para as pessoas, o impacto na credibilidade da marca pode ser desastroso, por isso unificar as ações em torno de um objetivo único é imprescindível para o sucesso da estratégia de comunicação.
Este cenário de convergência pode ser efetivado por meio de reuniões periódicas com representantes das respectivas áreas. O essencial é viabilizar essa unidade, pois é desta maneira que se consolida a comunicação integrada.
Mantenha o diálogo aberto
É essencial estabelecer um canal de comunicação entre as diversas áreas, uma vez que é importante que os profissionais possam opinar sobre os processos que estão sendo executados.
Na comunicação integrada é essencial se posicionar e saber ouvir e entender que os profissionais das diferentes áreas devem atuar juntos para conquistar os resultados para o seu negócio.
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