04 ago SAIBA COMO MENSURAR OS RESULTADOS DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO
Elaborar estratégias de assessoria de imprensa não é tarefa fácil. Pensar em ações que potencializem a imagem do cliente no mercado é um desafio diário. Mas quando o profissional de comunicação alcança essa meta, outro desafio se faz presente, a mensuração dos resultados.
Medir a efetividade das atividades executadas é essencial para o assessor. É esse monitoramento que vai justificar para o empresário a necessidade de investir na contratação de uma agência de comunicação.
Portanto, se a sua assessoria de imprensa não está documentando a sua exposição na mídia, é bom ficar atento. É o acompanhamento constante das ações que permite avaliar quais os pontos fortes e fracos e quais informações podem ser úteis para nortear o direcionamento dos negócios da sua empresa.
Neste contexto, separamos duas formas de monitorar os resultados de forma eficaz:
Monitoramento de notícias
Um dos caminhos mais usuais da comunicação externa é a produção de releases que são disparados para as redações da imprensa na expectativa de que eles sejam emplacados nos veículos. E captar tudo o que é veiculado na imprensa a partir desta ação é muito importante.
É aí que o clipping entra como uma ferramenta essencial para monitorar a imagem do cliente e mensurar os resultados das ações implementadas, conforme prévio planejamento de assessoria de imprensa.
Na Interclip, empresa especializada monitoramento, localizada em Belo Horizonte, todas as citações do cliente são enviadas diariamente para ele. Além das matérias que o mencionam diretamente, o contratante tem acesso às notícias sobre os principais concorrentes e informações sobre o mercado. ´
E No fim de cada mês, são produzidos relatórios gerenciais com a quantidade de matérias publicadas, impacto das notícias para o cliente, em qual mídia ele esteve mais presente, entre outros dados.
Além de profissionais especializados em monitoramento de mídia impressa, internet, TV e rádio, a Interclip conta com software de busca de última geração. Por meio de cadastramento de palavras-chave alusivas ao universo do cliente, o software otimizam o processo de pesquisa, viabilizando a produção de um clipping mais abrangente.
Monitoramento de mídias sociais
As redes sociais abriram portas para as empresas se posicionarem de forma diferenciada e mais direta com seu público. Esse cenário trouxe para o assessor de imprensa a oportunidade de elaborar estratégias diferenciadas para estes canais de comunicação.
Mensurar a imagem do assessorado nas mídias digitais é imprescindível nos dias de hoje. Google Analytics e Facebook Analytics são algumas das ferramentas que auxiliam nesse processo.
Porém, a definição de quais métricas a serem analisadas deve estar alinhada com os objetivos do planejamento de comunicação. O número de curtidas e compartilhamentos, por exemplo, são indicadores, mas nem sempre são parâmetros essenciais para a mensuração de resultados.
Uma forma interessante de monitorar resultados com as mídias sociais é a análise de sentimento. Essa estratégia é considerada qualitativa e exige um olhar aguçado por parte do assessor de imprensa.
A Interclip também executa o monitoramento de redes sociais. Profissionais especializados acompanham tudo o que é veiculado sobre o cliente nestas plataformas. A partir de uma análise de comentários, curtidas, entre outros parâmetros, é possível entregar uma análise quantitativa e qualitativa para o cliente conhecer e entender melhor o seu público.
E aí? Como você monitora os resultados das suas ações de assessoria de imprensa? Deixe aqui o seu comentário.
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