23 jun QUAL IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO SEU NEGÓCIO?
O surgimento das redes sociais possibilitou às pessoas a capacidade de se transformarem em produtores de conteúdo com relevante espaço para se posicionarem sobre os mais diversos fatos da sociedade. Neste contexto, as manifestações on-line passaram a produzir impacto na vida de empresas, governos, celebridades, etc. Portanto, ignorá-las é um erro que pode custar a reputação de uma marca perante o público.
É aí que surge o conceito de social listening, que consiste na ideia de que acompanhar tudo que é dito sobre sua empresa nas redes sociais é essencial para o crescimento do seu negócio. Tais comentários são importantes fontes de informação para nortear o planejamento de sua companhia, no que diz respeito a fortalecimento de marca.
Social listening na assessoria de imprensa
Extrair dados das plataformas digitais ajuda na elaboração de um planejamento de assessoria de imprensa para o cliente. Essas informações estão ligadas ao sentimento do público com sua marca. Isso permite formatar processos para o desenvolvimento de novos produtos, prevenção de crises, análise da concorrência, entre outros aspectos.
Na Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa localizada em Belo Horizonte que faz parte do Grupo Interface Comunicação Empresarial, profissionais especializados em redes sociais, além de captarem as mensagens na mídia digital, fazem uma análise junto ao cliente do impacto de tais citações para o seu negócio.
Um case interessante foi a coordenação das redes sociais da CDL-BH, durante o Dia da Liberdade de Impostos, data no qual os consumidores podem comprar produtos com isenção de tributos. O trabalho foi coordenado por equipe que, não só monitorou os perfis na internet, mas o que foi veiculado em mídia espontânea.
Posteriormente, o cliente recebeu um relatório com uma análise quantitativa e qualitativa de toda ação, mostrando para ele como a atividade repercutiu na imagem da instituição em todos os tipos de mídia.
Social listening exige visão crítica
Analisar o debate nas redes sociais não se restringe a apenas uma classificação dos comentários em negativo, neutro e positivo. Consiste em estudar minuciosamente cada menção à marca, por isso o trabalho exige concentração, habilidade e olhar perspicaz.
Na rotina corrida das assessorias de imprensa isso é um desafio, em função do elevado volume de trabalho. Porém, separar um tempo para se dedicar a esta tarefa pode ser determinante para que o seu assessor elabore um planejamento eficiente, contribuindo para o crescimento do seu negócio.
Lembre sempre que social listening e monitoramento de mídias sociais são conceitos diferentes. O último se atém a uma análise quantitativa das citações em Facebook, Twitter, Instagram, etc. Já o primeiro discute lança um olhar qualitativo sobre o que é dito nas redes sociais e como as empresas devem se posicionar sobre tais manifestações.
Quer saber um pouco mais sobre gerenciamento de mídias sociais. Acesse o nosso post “Planejamento para estar nas redes sociais, é necessário?” e deixe aqui o seu comentário.
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