02 jun COMO UTILIZAR FERRAMENTAS DE SEO NAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA?
A assessoria de imprensa digital provocou mudanças em várias ferramentas de divulgação. O release, por exemplo, passou a ser produzido com base em técnicas de SEO, que ajudam no ranqueamento do que está sendo divulgado, facilitando a captação das matérias referentes ao assunto. Além disso, elaborar textos neste formato garante um bom texto produzido para o meio digital.
Separamos seis técnicas de SEO que o ajudarão a ficar craque na produção de conteúdo noticioso para plataformas digitais. Acompanhe o raciocínio:
Escolha bem as palavras-chave
Para começar com o pé direito a usar as técnicas de SEO, é importante que o seu assessor de imprensa saiba definir as palavras-chave. Elas precisam ter relação com o assunto do release e precisam estar alinhadas com plataformas digitais. O resultado disso é que o material que está sendo divulgado será encontrado com mais facilidade, caso seja publicado em algum veículo de comunicação.
Entretanto, é importante saber que a escolha destes termos não pode ser feita de qualquer maneira. É importante lembrar da relevância das palavras, pois na internet nos deparamos com milhares de conteúdos e, neste contexto, você precisa saber quais os termos mais pesquisados alusivos ao seu negócio.
Mas como eu consigo essa informação? Existe o Google Trends, ferramenta capaz de rastrear quais os termos mais pesquisados no momento, que tem relação com o tema que você quer divulgar. Além disso, o Google Adwords mostra quantas vezes as palavras foram pesquisadas.
Além disso, as palavras-chave são muito utilizadas pelas clipadoras de notícias na hora de captar o conteúdo publicado. A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa localizada em Belo Horizonte e que pertence ao Grupo Interface Comunicação Empresarial, utiliza ferramentas de buscas que, por meio do cadastramento das expressões sobre o assunto divulgado, permitem captar matérias com mais facilidade.
Tenha habilidade com os termos
Você já sabe quais expressões usar e chega a hora de desenvolver o conteúdo. É aí que o assessor de imprensa precisa ter perspicácia e bom-senso para não repetir as palavras-chave excessivamente.
Os vocábulos inseridos no release têm a sua razão, porém reproduzi-los em demasia torna o texto pobre e cansativo para o leitor, além de fazerem com que o mecanismo de busca interprete que você só quer aparecer na pesquisa, desconsiderando a experiência do usuário.
Não esqueça da qualidade do conteúdo
Uma simples pesquisa no Google pela palavra “marketing de conteúdo” nos mostra uma série de publicações de várias fontes. Então como avaliar o mais relevante? A resposta está na produção de conteúdo de qualidade.
Os jornalistas na intensa rotina das redações recebem vários releases. Por isso, o assessor de imprensa não pode medir esforços para apresentar um conteúdo importante, qualificado e que tenha significativo grau de interesse público.
Além de viabilizar a publicação do assunto nos jornais, do ponto de vista de SEO, os textos com mais qualidade se sobressaem, pois, o Google leva em consideração, não só as palavras-chave, mas a relevância para o leitor. A experiência deste é imprescindível para o ranqueamento a partir da otimização dos textos.
Fique atento ao tamanho do release
A preocupação com o tamanho sempre foi essencial para produção dos releases, uma vez que o conteúdo produzido deve ser claro, objetivo e adequado para publicações noticiosas nos mais diversos formatos.
Respeitando as estratégias de SEO, esse aspecto não pode ser deixado de lado. Aliás, a adequação para plataformas digitais ajuda a definir o tamanho do texto. Também é necessário analisar as particularidades de cada mídia para definir a média de tamanho das publicações.
Use a tecnologia a seu favor
As ações de SEO interferem na rotina das assessorias de imprensa e isso faz com que alguns profissionais tenham dificuldade em produzir conteúdo alinhado com plataformas digitais.
Uma das ferramentas que podem ajudar é o Yoast, que ajuda a analisar se o seu release está alinhado com o padrão recomendado, no que diz respeito ranqueamento, palavras-chave, entre outros aspectos.
Revise o conteúdo
Terminei o conteúdo e já vou dispará-lo? Calma! Revise o seu conteúdo e verifique se existem alguns erros. Se possível, faça um intervalo de alguns minutos e faça a conferência. Isso é uma boa prática já que, quando escrevemos o texto, ficamos com a leitura viciada, o que faz com que os erros passem despercebidos.
Caso você tenha a oportunidade, uma outra dica é enviar o release para outra pessoa ler. Um novo olhar pode ajudar a identificar erros, que não detectamos em uma primeira revisão, contribuindo assim para a qualidade do conteúdo.
E aí? Você utiliza estratégias de SEO para divulgar o seu negócio? Deixe aqui o seu comentário.
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