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COMO MONITORAR NOTÍCIAS DE FORMA EFICIENTE?

Um dos principais objetivos do clipping é medir a exposição do cliente na mídia. Ok, talvez você já saiba disso. Mas já lhe disseram que existem outras formas de monitoramento de notícias que podem ser muito úteis nas assessorias de imprensa? Por exemplo, acompanhar a veiculação da imagem dos concorrentes é uma estratégia de grande valia para potencializar a visibilidade da sua empresa no mercado. Neste post vamos abordar alguns formatos bem legais de monitorar notícias e qual impacto deste trabalho em uma agência de comunicação:

Monitore resultados

Quando o assessor de imprensa elabora o planejamento para viabilizar mídia espontânea para seu cliente, ele precisará do clipping para mostrar de forma qualitativa e quantitativa o retorno positivo do seu trabalho, para justificar o investimento realizado na contratação deste serviço.

Afinal, depois de construir a estratégia, disparar o release e fazer follow-up, é fundamental mensurar os resultados, por meio da captação das citações em jornais, revistas blogs, sites, emissoras de rádio e TV. Além de medir o trabalho da assessoria de imprensa, este acompanhamento permite realizar um gerenciamento eficiente e prevenir crises.

Acompanhe os veículos de comunicação

Entender o negócio da empresa é essencial para o assessor que vai divulgar o seu negócio, pois é a partir disso que ele definirá quais canais de comunicação a serem explorados. E isso passa por mapeamento de editorias e conteúdos que determinados jornalistas publicam.

Neste contexto, o monitoramento de veículos passa a ser um mecanismo essencial dentro do planejamento de comunicação, pois é isso que norteará o trabalho de divulgação, no que diz respeito ao direcionamento das pautas.

Por exemplo: um chef de cozinha de um restaurante famoso não pode ser pauta do caderno de economia divulgando sua mais nova receita. Mas, se ele for falar sobre o crescimento do mercado gastronômico e quais são as ações da sua empresa crecer neste segmento, ele terá mais chances nesta editoria. Explorar a mídia adequada e na hora certa são ingredientes essenciais para o sucesso da divulgação.

Fique de olho na concorrência

Saber como funciona o negócio do cliente significa acompanhar quais são e como trabalham os principais players do segmento. O monitoramento dos concorrentes é uma das estratégias inerentes ao clipping e, se executado de forma eficiente, pode permitir que o seu assessorado possa antecipar a definição de novas ações e determinar qual deve ser o direcionamento da empresa no setor.

Na Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, além de ter acesso às citações, quem contrata o serviço tem a opção de acompanhar como a concorrência está se posicionando na mídia. Profissionais especializados enviam diariamente um relatório especificando quantas vezes o contratante e os seus concorrentes foram mencionados.

Saiba mais sobre o mercado

Ao pensar a estratégia de clipping, é imprescindível o monitoramento dos termos relacionamentos ao segmento de atuação do cliente. Caso o seu assessor de imprensa utilize ferramentas de busca especializada na captação de notícias, ele vai cadastras palavras-chave alusivas ao setor para delimitar o universo de pesquisa e clipar as matérias de real interesse.

Além de informar o assessorado, esta prática viabiliza informações valiosas para o jornalista, que podem nortear a elaborar boas sugestões de pautas para os veículos de comunicação, contribuindo para a visibilidade do contratante.

Pessoal, essas são algumas dicas que consideramos importantes para elaboração de um clipping eficiente. Agora, nos conte um pouco sobre o monitoramento de resultados na sua empresa. Deixe aqui seu comentário.

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