31 mar Clipping: descomplicando a vida do assessor
O assessor de imprensa desenvolve a estratégia de divulgação do cliente, produz o release, dispara o material para a imprensa, faz o follow up e emplaca a pauta na capa do principal jornal da cidade. Trabalho perfeito, certo? Será perfeito se a notícia for clipada e enviada para o assessorado bem cedo, de preferência antes do café da manhã.
Brincadeiras a parte, mas essa é uma questão que deve ser bem observada nas assessorias de imprensa e agências de comunicação. Se o jornalista é também responsável por captar as notícias veiculadas sobre os clientes não tem tempo hábil para fazer esse trabalho, é bom ficar esperto. E para solucionar essa questão existem formas bem eficazes para otimizar o monitoramento de notícias.
Uma das saídas é lançar mão do apoio da tecnologia, pois ela pode dinamizar o processo de captação de matérias, reduzindo o trabalho do assessor de imprensa. Assim ele pode dedicar mais tempo a outras atividades, como elaboração do planejamento de comunicação do cliente, entre outras tarefas. Se esse é um gargalo na sua empresa, talvez seja a hora de pensar fora da caixa e buscar alternativas.
O clipping digital é uma alternativa?
No ambiente agitado das assessorias de imprensa o clipping digital é peça fundamental para agilizar o trabalho do dia a dia, no que diz respeito a análise da imagem do cliente na mídia.
A Interface Comunicação Empresarial e a Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresas que fazem parte do Grupo Interface de Comunicação Empresarial, trabalham interligados neste processo. Os profissionais da Interclip monitoram os clientes assessorados pelos jornalistas da Interface e captam suas respectivas notícias na mídia.
A tecnologia associada ao clipping digital também possibilita ao assessor de imprensa gerar relatórios, com dados mensuráveis, como quantidade de notícias veiculadas, impacto delas na imagem do cliente, retorno financeiro em mídia espontânea, entre outros indicadores. Esses dados ajudam a justificar o investimento em uma empresa da área de comunicação.
É possível aperfeiçoar o monitoramento digital?
A interface digital possibilita utilizar plataformas que viabilizam um monitoramento mais eficaz. Existem atualmente ferramentas específicas de mercado que auxiliam o profissional de clipping no monitoramento diário.
A Interclip utiliza um dos principais softwares de monitoramento do segmento. O mecanismo permite o cadastramento de palavras-chave, possibilitando uma busca rápida e inteligente dos assuntos inerentes aos clientes assessorados. Assim, é possível restringir a pesquisa, eliminando a captação de conteúdo irrelevante.
Nestas plataformas é possível ter acesso a conteúdos de veículos impressos e vídeos, não levando em consideração o ranqueamento dos resultados (exibindo todos os veículos de notícia, independente se o site está em primeiro lugar no Google ou não). Desta forma, o assessor consegue mapear com eficiência o nível de exposição do cliente.
O investimento em ferramentas especializadas em clipagem de notícias é uma boa ideia para dinamizar a rotina do profissional de comunicação, otimizando o tempo de trabalho dos jornalistas. Lançar mão desse recurso pode impactar positivamente no resultado final que é entregue pelas agências de comunicação aos seus clientes.
Você quer saber mais sobre o assunto, confere o nosso post, que aborda o clipping digital como uma moderna e estratégica ferramenta de gestão de notícias.
No Comments