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Relatório de Mídia: o instrumento que comprova a eficiência das assessorias de imprensa

Enviar uma sugestão de pauta para a imprensa é uma ação que exige do jornalista um trabalho minucioso que requer muito critério. Pensar qual o melhor assunto a ser abordado, entrevistar a fonte, escrever o texto, aprovar o conteúdo com o cliente, elaboração de um mailing com os veículos que abordam aquele tema, enfim, essas são algumas etapas que antecedem a divulgação do release.

Depois que o texto é enviado às redações e as matérias sobre o assunto começam a ser publicadas, o próximo passo é mensurar os resultados por meio da clipagem das notícias. Mas o que torna palpável a efetividade do trabalho da assessoria de imprensa são os relatórios de mídia.

Qual a função de um relatório de mídia

Ele é o arquivo com a compilação de todas as publicações captadas pelo assessor sobre determinado assunto em um período específico. Esse material é a efetiva apresentação do resultado do trabalho da assessoria de imprensa, por isso ele deve mostrar dados que comprovem a importância da contratação do serviço para o negócio do cliente.

Os principais dados de um relatório de assessoria de imprensa

É importante que o relatório de mídia apresente dados como abrangência do veículo, data de publicação e quantidade de inserções. A Interclip possui em seu portfólio a produção de relatórios e a periodicidade da elaboração dos documentos depende da necessidade do contratante.

Os relatórios de mídia da Interclip trazem um amplo leque de informações como quantidade de notícias, se elas são positivas, negativas, ou neutras para o cliente, valores em reais da mídia impressa e on-line, o espaço ocupado em centímetro e quantidade de colunas, o Estado de origem do veículo, a plataforma (se é online, impresso, rádio, TV). Os dados são inseridos em gráficos ilustrativos que mostram de forma interativa as informações estratégicas sobre o seu negócio.

Estratégias para produção de um relatório de mídia completo

É importante estabelecer parâmetros de captação das notícias que vão compor o relatório final. Por isso, especificar palavras-chave facilita sobre o assunto divulgado facilita a captação das matérias mais relevantes.

Além disso, é importante contar com o auxílio de softwares de buscas criados para monitoramento em sites, jornais, revista, blogs, etc. É possível, por meio de um login, registrar palavras-chave nos softwares com o nome da empresa, evento, ou assessorado. Esse registro possibilita realizar o monitoramento dos veículos on-line e impressos, porém com um direcionamento específico sobre o que se deseja encontrar.

Todas estas dicas visam ajudar o assessor de imprensa colher os frutos do intenso trabalho de divulgação na mídia. O relatório de mídia é uma etapa conclusiva de um plano de comunicação para a imprensa. E, se você produz relatórios para seus clientes, conte-nos qual sua experiência na sua empresa.

Compartilhe sua experiência com a gente!

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