02 fev Gestão profissional da informação – Uma necessidade pontual para as empresas que desejam crescer
Saber dos principais fatos que ocorrem ao nosso redor está cada vez mais fácil. O acesso a internet por meio de computadores, tablets, celulares, e outros dispositivos, nos proporciona estar a um clique de visualizar o que acontece nos quatro cantos do mundo. Isso impõe um desafio para agências de comunicação, assessorias de imprensa e empresas de clipping. Como monitorar as notícias com eficiência, disponibilizando um serviço eficiente para o cliente? Qual melhor método para evitar que o processo de clipagem seja um gargalo dentro de uma agência? Esses são alguns dos questionamentos levantados no setor, porém, com um bom planejamento é possível executar bem esse trabalho.
Há alguns anos existia nas agências de comunicação a figura do clipador de notícias, cuja função era monitorar e captar as notícias que citavam os clientes e aquelas que eram relevantes para seus respectivos negócios. Com o passar dos anos e a utilização de ferramentas tecnológicas de pesquisa esse profissional foi sendo remanejado dentro das agências.
Isso resultou em um acúmulo de trabalho para o assessor de imprensa. Além de pensar as ações estratégicas para potencializar a marca do contratante e executar funções, como acompanhamento de entrevistas, produção de releases e artigos de opinião, construção de mailing jornalístico, elaboração de plano de comunicação, entre outras funções, o jornalista precisou acumular a função de clipagem, o que resultou em sobrecarga de trabalho, resultando em um monitoramento ineficiente, gerando insatisfação para o cliente.
Com o objetivo de preencher essa lacuna, algumas agências de comunicação disponibilizam no mercado os dois serviços. É o caso da Interface Comunicação e da Interclip Monitoramento de Notícias e Redes Sociais, empresas que junto com a Presoti Comunicação compõem o Grupo Interface Comunicação Empresarial.
As empresas trabalham de forma integrada apresentando os resultados das atividades da assessoria e do posicionamento na mídia espontânea dos clientes por meio de clipping diário, e de relatório consolidado no final de cada mês.
Incorporada ao grupo em 2009, a Interclip conta com aproximadamente 20 profissionais que realizam monitoramento (24×7), 24 horas, sete dias por semana, buscando citações e matérias de interesse dos seus clientes em um universo de mais de 20.000 jornais, revistas e sites do país. Além de mão de obra especializada, a empresa utiliza recursos tecnológicos de última geração para obter os melhores resultados em rastreamento e pesquisa.
Mesmo com a redução de estrutura das agências de comunicação o clipping continua sendo uma ferramenta essencial para as agências. As empresas devem estruturar a gestão das informações pensando nos seguintes aspectos:
Foco na concorrência
O monitoramento de notícias permite captar informações estratégicas sobre o seu negócio, do concorrente e do segmento de atuação como um todo. O conhecimento é importante para nortear a elaboração de projetos, planejamentos e tomadas de decisões estratégicas com foco no crescimento do negócio no mercado.
Monitorando a imagem
Acompanhar o posicionamento e exposição da marca na mídia, permite observar o grau de receptividade de seus públicos e consumidores estão tendo em relação as suas práticas, tornando possível avaliar, ajustar e realinhar ações e estratégias ao logo do curso de sua aplicação.
E você? Qual sua estratégia para monitorar seus clientes? Tem avaliado como anda e se comporta o seu segmento de atuação? Deixe aqui o seu comentário.
No Comments