Marketing de Conteúdo: Como aplicá-lo na sua empresa?

Em marketing de conteúdo para que a produção seja eficaz e gere resultados para a empresa, é essencial planejar cuidadosamente a estratégia. Entre os aspectos mais importantes é definir os objetivos e para quem direcionar conteúdo relevante e qual o momento adequado. Acompanhe abaixo algumas ações fundamentais para potencializar sua estratégia de marketing na internet:

Defina a Persona:

A persona é uma personagem fictícia que é composta por características do perfil de pessoas que sua empresa precisa atingir com marketing de conteúdo. A definição de uma persona é o que orienta a execução das ações.

 

Todo o conteúdo veiculado deve ser baseado nos interesses dela e planejado para impacta-la. A formação da persona passa por conversas com profissionais de empresas do setor e entrevistas com clientes que correspondam ao perfil desejado. A ideia é absorver o tipo de conteúdo que costumam consumir, suas temáticas favoritas e a forma como interagem com o conteúdo disponibilizado para elas.

 

Mantenha um blog atualizado:

No próprio site da empresa é possível criar uma aba especial para o blog da instituição. Ele é o ponto inicial para aplicação do marketing de conteúdo. Nele, o empreendedor pode se posicionar como uma referência em assuntos inerentes ao negócio de sua empresa. Por exemplo, se você é dono de uma academia, é importante que no seu blog tenha publicações relacionadas a importância da prática de exercícios de forma segura e supervisionada, dicas de cardápios mais saudáveis, entre outros aspectos. O intuito é posiciona-lo como uma autoridade no assunto, sempre com base em conteúdo consistente e relevante para seu público.

 

Invista na gestão de redes sociais:

 

As redes sociais são uma realidade e o poder delas é extremamente reconhecido hoje em dia. O tráfego delas se aproxima dos sites de busca, fato que a transforma em um importante mecanismo para aplicação da estratégia de conteúdo. O segredo aqui é investir em posts que façam as pessoas a aprenderem algo novo ou que seja engraçado.  Vale lembrar que o Facebook costuma dar preferência a posts informativos, quando o assunto é alcance orgânico, já aqueles posts que fazem a venda pela venda não são bem aceitos pelas pessoas.

 

Investindo em conteúdo otimizado em SEO:

Adequar seu site para os buscadores resulta em aumento de tráfego, e isso gera mais leads ou até atrai novos clientes. Um conteúdo adequado com as técnicas de SEO faz com que as empresas ganhem diferencial de competitividade em relação a seus clientes. O segredo aqui é utilizar as palavras-chave estratégicas.

Utilize as ferramentas do Google:

Para produção de conteúdo relevante, o Google pode ser uma excelente ferramenta, principalmente no que se refere ao crescimento orgânico das publicações. Um exemplo é o caso do Google Adwords, mecanismo de palavras que possibilita que ao digitar um termo você tenha acesso a informações relevantes sobre o número de vezes que aquela palavra foi pesquisada.

Tenha profissionais capacitados

Na hora de aplicar uma boa estratégia de marketing, investir em profissionais qualificados é essencial para fazer a diferença. A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa do Grupo Interface Comunicação, pode ajuda-lo a aplicar tais estratégias com eficiência, contribuindo para o sucesso do seu negócio.

 

Mensure os resultados

É importante lembrar que toda estratégia de marketing de conteúdo precisa ser acompanhada para mensuração dos resultados. A ideia é ver o que deu certo e errado, visando aperfeiçoar cada vez mais a aplicação das ações.

 

Pessoal, então é isso. Verifique sempre se o seu conteúdo é condizente com sua estratégia e com o perfil de sua persona, utilize as ferramentas corretas e mensure os resultados. Assim, são grandes as chances de sua estratégia trazer sucesso para sua empresa. Gostou do post? Deixe aqui seu comentário.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.