04 nov Tecnologia nas assessorias de imprensa
A maneira como as informações chegavam até você antes da internet era completamente diferente. Você que nasceu no fim da década de 90 não imagina um mundo desconectado, certo? Pois é, mas os mais antigos vão se lembrar de que o fluxo de notícias neste período se restringia aos meios audiovisuais e a mídia impressa, como rádio, TV, revistas e jornais.
Nessa época as assessorias de imprensa já trabalhavam a todo vapor para emplacar seus clientes nos veículos de comunicação. Porém, era muito mais simples saber se o seu assessorado conseguiu espaço na coluna daquele grande colunista, ou emplacou a capa do principal jornal da cidade. Bastava ler e recortar as notícias estratégicas para os clientes.
Essa história começa a mudar no fim do século XIX, quando surgiu a internet, revolucionando a maneira de lidarmos com as informações. A partir daí as fontes de notícias ficam imensuráveis, porque além da mídia tradicional, diversos portais, blogs e redes sociais começam a repercutir os fatos. Como as assessorias de imprensa passam a monitorar notícias a partir de então?
O tradicional método de clipagem não perdeu espaço. Jornais e revistas continuam sendo lidos diariamente, embora muitos veículos sejam disponibilizados no formato digital, fato que facilita a busca por citações de clientes. Porém, para o monitoramento de notícias on-line é necessário contar com o auxílio da tecnologia. Ferramentas de buscas, como o Google ajudam os jornalistas a fazer uma varredura nos portais em busca das informações.
Além das ferramentas gratuitas, softwares de buscas foram criados para captar notícias veiculadas em sites, jornais, revistas, blogs, etc. Esta ferramenta permite ao assessor, por meio de um login e senha, cadastrar palavras-chave com o nome da empresa, evento, ou assessorado. Esse registro possibilita realizar o monitoramento dos veículos on-line e impressos, porém com um direcionamento específico sobre o que se deseja encontrar.
Esses softwares são utilizados pelas principais clipadoras de notícias do mercado. A Interclip Monitoramento de Notícias utiliza o Knewin, ferramenta que atua com uma base tecnológica, que viabiliza em segundos o acesso ao conteúdo noticioso. O mecanismo permite a Interclip, empresa que faz parte do Grupo Interface Comunicação, monitorar 20.000 jornais, revistas e sites do país.
Além da agilidade na clipagem das matérias, as ferramentas de busca reduzem os custos das assessorias de comunicação com assinaturas de jornais e revistas, valor que seria embutido na oferta do serviço para os clientes.
Além disso, estes novos mecanismos ajudaram as assessorias de imprensa a apresentarem melhores resultados de suas atividades, no que diz respeito a maior clipagem de matérias com citações dos assessorados. Em outras palavras, a internet abriu espaço para novas tecnologias de busca que tornaram o monitoramento de notícias um serviço mais eficiente, rápido e barato.
Como escolher um software de busca ideal?
As clipadoras e agências de comunicação precisam entender as necessidades dos seus clientes para disponibilizar as ferramentas adequadas no momento de disponibilizar o serviço. Isso é essencial para viabilizar a satisfação do cliente. Confira abaixo alguns requisitos básicos que deve ter uma ferramenta de busca:
– Maior cobertura online, impressa, de vídeos, áudios e fotografias;
– Filtros por data ou período, veículo e região;
– Ter abrangência nacional e internacional, dependendo do cliente;
– Fácil indexação de notícias;
– Elaboração e organização de relatórios;
– Envio direto dos relatórios para os clientes.
Qual o seu método de monitoramento de notícias? Utiliza algum mecanismo de busca? Compartilhe sua experiência conosco!
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