26 out Clipping nas assessorias de imprensa
O assessor de imprensa exerce papel estratégico dentro das instituições. O trabalho deste profissional é potencializar a imagem de uma marca, produto ou empresa, por meio da interface com a mídia e o público. Para alcançar essa meta, ele pode lançar mão de várias ferramentas, como media training, acompanhamento de entrevistas, elaboração de mailing jornalístico e envio de sugestões de pauta para as redações de imprensa, com o intuito de fazer com que determinado assunto de interesse do cliente ganhe repercussão nos veículos de comunicação.
O clipping é um complemento do trabalho do assessor, ele é uma das atividades mais rotineiras de uma assessoria de imprensa, pois é através dele que é possível captar as citações e matérias de interesse do cliente. Um clipping de qualidade é produzido por uma equipe de profissionais especializados, sendo um dos principais meios de mensurar e quantificar o resultado do trabalho do assessor. Ele é uma das formas mais eficazes que este profissional tem de justificar a importância de ficar horas ao telefone em contato com jornalistas para emplacar uma notícia do cliente em âmbito regional ou nacional.
O clipping de qualidade deve ser feito com ferramentas específicas de clipagem, além de pesquisas em sistemas de busca como o Google. Além disso, o assessor deve usar o bom relacionamento com as redações para ter acesso aquele jornal ou revista, que muitas vezes não serão identificados na clipagem.
Com o objetivo de dar ênfase ao clipping e a importância das assessorias de imprensa, agências especializadas mantém em sua infraestrutura clipadoras de notícias que captam as citações dos seus clientes na mídia. É o caso da Interclip Monitoramento de Notícias, a empresa faz parte do Grupo Interface Comunicação, e uma de suas atribuições é monitorar 20.000 jornais, revistas e sites do país, além de emissoras de rádio e TV, que são acompanhadas por meio de empresas parceiras.
Além do clipping diário, a empresa produz relatórios diários, semanais e mensais, com todas as citações do cliente em determinado período, além de dados sobre custo de mídia, espaço ocupado na matéria, impacto da notícia (positivo, negativo ou neutro), entre outras informações. Todo trabalho é realizado de acordo com as necessidades de quem contrata o serviço. Confira abaixo algumas dicas que podem contribuir para elaboração de um clipping de qualidade:
Especifique palavras-chave
Restringir a busca em torno de um assunto específico é um dos ingredientes para construir um bom clipping. Por isso, especificar as palavras-chave pesquisadas, aumenta o grau de relevância do resultado do conteúdo capturado. Um dos sistemas de busca mais utilizado no mercado, inclusive pela Interclip, é o Knewin. Nele é possível cadastrar as expressões desejadas, fato que contribui pra um filtro mais eficaz no processo de busca.
Utilize o Google Alerts
Outra ferramenta importante para captar notícias é o Google Alerts. Ao cadastrar palavras-chave, o Google busca automaticamente vários conteúdos, reduzindo assim o trabalho do assessor. Isso elimina a busca de conteúdo por outros meios? Não, uma coisa não exclui a outra. Para construção de um clipping de qualidade é importante usar várias formas eficientes de captação de notícias.
Produza relatórios completos
O relatório é a compilação de todas as publicações captadas pelo assessor e que será entregue ao cliente. Esse material é o que mostra efetivamente o resultado do trabalho da assessoria de imprensa e nele devem conter informações sobre o veículo de publicação da notícia, a plataforma, data de publicação, editoria, o endereço eletrônico da matéria entre outros dados.
É importante que o relatório indique ao assessorado a relevância que a contração de uma assessoria de imprensa tem para seu negócio. Portanto, outros dados como abrangência do veículo, a quantidade de acessos obtidos na publicação, comentários, curtidas em páginas de redes sociais também são indicadores que permitem ao cliente medir o trabalho do assessor e a ter uma noção como a sua empresa está sendo vista pelo público.
Monitorar notícias do país inteiro não é tarefa fácil, já que elas são veiculadas em diversos veículos e formatos diferenciados. Por isso, as assessorias de imprensa precisam contar com uma boa estrutura tecnológica e profissionais capacitados, para organizar o trabalho na agência de comunicação e diminuir o tempo gasto na clipagem.
E aí, gostou do texto? Então clique aqui e leia o nosso post sobre a importância do clipping para mensurar resultados.
No Comments