Interclip

A importância do clipping para mensurar resultados

As assessorias de imprensa enxergam o clipping como um aliado essencial na estratégia de negócios dentro do segmento. Por meio do monitoramento das notícias pautadas e divulgadas para a imprensa, as agências conseguem de uma forma clara, mensurar os resultados do trabalho, avaliar alcance, projeção e fortalecimento da marca do cliente.

Além disso, a clipagem é um mecanismo eficaz para auxiliar a tomada de decisões estratégicas na área de comunicação. Ocorre que muitas empresas ainda não sabem se devem terceirizar essa demanda ou designar uma pessoa da equipe para executar o serviço. É aí que aparece a pergunta: clipadora ou clipping manual?

Essa decisão precisa ser tomada avaliando basicamente dois aspectos: orçamento e quantidade de funcionários. O motivo? Pelo simples fato de que o clipping não envolve apenas uma pesquisa em jornais e no Google, por exemplo, um monitoramento de notícias de qualidade requer tempo e pessoal treinado para função.

Além disso, clipar publicações do Brasil inteiro não é tarefa fácil. Isso significa captar milhares de publicações em blogs, portais, jornais, revistas, além das redes sociais. Sendo clipadora ou clipping manual, o fato é que a pesquisa na mídia tem que ser feita constantemente. Confira abaixo algumas características dos dois métodos de clipagem:

Clipadoras

São empresas que tem profissionais especializados para realizar pesquisas e mandar os links da mídia impressa e on-line para as agências de comunicação. As clipadoras surgiram para preencher uma lacuna do mercado, já que o serviço de clipping não era respaldado por uma regulamentação e era executado por profissionais sem treinamento adequado. Desde 1997, a atividade é acompanhada pela Associação Brasileira de Empresas de Monitoramento de Informação (Abemo). A entidade enxerga o setor como um importante mecanismo para gestão e geração de negócios, uma vez que possibilita acompanhar como o contratante está sendo divulgado na imprensa, oferecendo também a possibilidade de observar o desempenho da concorrência, por meio da veiculação de notícias.

Um exemplo de parceria bem suscedida entre clipadora e agências de comunicação é a Interclip Monitoramento de Notícias. Atuando há nove anos no mercado, a empresa faz parte do Grupo Interface Comunicação, que é composto pela Interface, Interclip e Presoti Comunicação.

A clipadora dispõe da mais avançada tecnologia em monitoramento e análise de presença das empresas na mídia, o sistema Clipnet. São mais de 20.000 jornais, revistas e sites do país monitorados, além de emissoras de rádio e TV, que são acompanhadas por meio de empresas parceiras. Além do clipping diário, o cliente recebe antecipadamente alertas sobre matérias publicadas, principalmente em situações de crise. Todo o trabalho é adequado às necessidades dos clientes, que podem solicitar a inclusão de novos veículos e a adaptação da tecnologia às demandas específicas.

Clipping manual

Ao contrário de terceirizar o clipping, esse método defende a ideia de deslocar alguém da equipe para executar o serviço. Você pode estar pensando: Ótimo, essa seria uma medida perfeita e menos onerosa, certo? Sim e não. Ficou confuso? Calma, vamos explicar:

O clipping manual é mais barato porque as próprias as agências de comunicação podem fazer o monitoramento usando sistemas gratuitos para captar as notícias, utilizando inclusive palavras-chave para facilitar a clipagem. É possível também automatizar o processo de busca e indexação das matérias.

Porém, é necessário analisar esse método com cautela, porque o alto volume de publicações a serem clipadas pode fazer com que os assessores de imprensa também se responsabilizassem por essa tarefa, resultando em uma sobrecarga de trabalho. Já a terceirização faria com que eles focassem mais nas estratégias e no relacionamento com a mídia.

Além disso, deslocar profissionais da equipe para fazer o serviço sem ter uma estrutura adequada resultaria na entrega de um serviço de má qualidade, ou seja, o famoso barato que sai caro.

Na sua empresa qual sistema é utilizado: clipadora ou clipping manual? Qual opção é mais adequada para você? Comente neste post!

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