Interclip Monitoramento de notícias; clipping em BH

O CLIPPING ON-LINE SUPEROU O CLIPPING FÍSICO

O clipping é uma atividade da comunicação social que monitora publicações na mídia impressa e on-line sobre um assunto específico, que pode ter relação com um negócio, uma área de atuação ou o mercado de forma global. Esse instrumento permite que empresas tenham um recorte mais real sobre o seu segmento e como a imagem da instituição está sendo veiculada na mídia. O acesso a essas informações permite as companhias embasamento para a tomada de decisões estratégias, definição de metas e ações para aumento de competitividade no setor.

Existem dois tipos de clipping: o físico, que monitora as notícias veiculadas em revistas e jornais impressos, rádios e televisão; e o digital, conhecido como o clipping on-line, que acompanha o conteúdo publicado em sites e blogs.

Como a mídia digital se transforma cada vez mais em referência pesquisa e fonte de conteúdo, o clipping on-line conquistou mais espaço no segmento, superando o clipping físico. Assessorias de imprensa, empresas e agências de comunicação já acompanham essa dinâmica do mercado e enxergam o monitoramento digital como uma ferramenta mais eficaz de acompanhamento do conteúdo. Acompanhe abaixo alguns aspectos que ajudam a compreender este fenômeno:

Internet concentra as informações

A plataforma web é imprescindível no cotidiano das pessoas. As mídias digitais se posicionam cada vez mais com maior contundência como a principal fonte de notícias e pesquisas. Um exemplo disso é que os veículos de comunicação impressa estão migrando seu conteúdo para internet, por meio de sites, blogs e aplicativos. Não é possível mais que jornais, revistas, rádio e televisão, não disponibilizem conteúdo web.

Clipping com qualidade

A clipagem on-line conta com ferramentas tecnológicas de busca que facilitam o monitoramento das notícias, contribuindo assim para a assertividade do conteúdo captado na internet. O trabalho manual de clipping não conta com tais ferramentas, fato que pode aumentar o número de falhas, contribuindo assim para a insatisfação do cliente, prejudicando o acompanhamento da empresa na mídia.

O auxílio de softwares de busca é possível restringir o conteúdo monitorado, por meio do cadastramento de palavras-chaves relacionadas ao assunto a ser pesquisado, que vão auxiliar na correta capturação do conteúdo.

Produção mais eficaz

A automatização do trabalho é uma das vantagens do clipping on-line. A possibilidade de captar as notícias mais rápidas com auxílio da tecnologia, permite que as empresas clipadoras de notícias consigam monitorar conteúdo para seus clientes sem, necessariamente, precisar ampliar seu quadro de colaboradores.

Análise sobre mercado, concorrentes e tendências ficou mais fácil

Além da vantagem para os prestadores de serviço do segmento, os clientes também terão acesso a análises de mercado, monitoramento de concorrentes e novas tendências de uma forma mais rápida, moderna e eficiente.

Imagine que no clipping físico seria necessário mais pessoas para monitorar os veículos de comunicação do Brasil, acompanhando o segmento de atuação das empresas e os principais players do setor.

O clipping on-line permite promover esse monitoramento, porém com uma seleção mais eficiente e que dialogue com os objetivos do cliente, fazendo com que este tenha informações privilegiadas para potencializar seu crescimento e buscar novas oportunidades de negócio.

Clipagem com preço baixo

O auxílio da tecnologia possibiliza ao clipping on-line ser uma ferramenta mais atrativa, não só do pondo de vista da qualidade do serviço, mas também do custo menos oneroso. Entre os motivos está o menor tempo gasto para realizar o monitoramento, a utilização de menos pessoas para clipar o conteúdo, facilidade e rapidez no armazenamento e envio do clipping, entre outros aspectos.

E vocês, estudantes e profissionais de Comunicação, concordam que o clipping on-line superou o clipping físico? Deixe um comentário com a sua opinião!

No Comments

Post A Comment