InterclipBH

O IMPACTO DO VAZAMENTO DE DADOS DO FACEBOOK PARA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Você provavelmente sabe que ainda repercute na mídia o caso envolvendo o vazamento de dados que envolvem Mark Zuckerberg, CEO do Facebook e Instagram. Neste contexto, vamos mostrar neste post como esse fato impacta no trabalho de monitoramento de notícias e redes sociais.

O dono das principais plataformas de interatividade digital da atualidade se envolveu em denúncias no fim de março de 2018 sobre a disponibilização indevida de dados dos usuários das redes sociais.

O próprio Facebook admitiu que as informações de 87 milhões de pessoas foram desbloqueadas indevidamente, fato que levou Zuckerberg a ter que dar explicações nos tribunais.

Este cenário levantou o debate sobre a transparência das empresas e o que elas fazem com os dados do seu público e a privacidade na internet.

Além de potencializar a discussão, o vazamento de dados é tão preocupante que levou as plataformas a adotar algumas mudanças, como o bloqueio das APIs (conjunto de padrões de programação para acesso a uma plataforma ou software) para criação de tecnologias que melhoram o monitoramento de redes sociais.

IMPACTO NA ASSESSORIA DE IMPRENSA 

As limitações definidas pelo Facebook impactam no trabalho do assessor, no que diz respeito a análise da reputação da marca, acompanhamento de veiculação de conteúdos noticiosos, sobretudo os que abordam as estratégias da concorrência.

Os bloqueios das APIs restringem alguns tópicos, como a visualização de comentários e dados dos usuários, o que resulta em um monitoramento de redes social mais limitado, comprometendo a entrega dos resultados para os clientes.

A restrição de tais funcionalidades prejudica outra importante estratégia da assessoria de imprensa, que é o impulsionamento de publicações pagas. O Facebook informou que a análise dos anúncios será mais criteriosa, com o intuito de evitar a divulgação de notícias falsas.

Neste contexto, o mais importante é convida-lo a fazer uma reflexão sobre tais limitações, uma vez que, além de gestor de uma empresa ou profissional de comunicação, você também é um usuário constante das redes sociais.

O que você acha de tais medidas adotadas pelo facebook? Entre no site da Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital e deixe o seu comentário.

 

 

No Comments

Post A Comment