18 abr MONITORE TENDÊNCIAS DE MERCADO USANDO O CLIPPING
É comum ouvirmos que o profissional de qualquer segmento deve estar atento as novas tendências do seu mercado de atuação. Ok, mas antes de saber acompanhar tais novidades você já parou para pensar como surgem estes parâmetros que dão vida a padrões de comportamento e norteiam diversos segmentos profissionais?
Para começar, imagine que um protagonista de uma novela usa um determinado estilo de roupa que populariza entre o público, não só quem assiste o folhetim, mas também para quem não acompanha, mas gostou do estilo.
A partir daí os veículos de comunicação começam a publicar matérias repercutindo o assunto, enfatizando o impacto que o vestuário usado na TV causa no consumidor. Neste caso, consolida-se aqui uma nova tendência de mercado.
Mas como acompanhar tais fenômenos de mercado para potencializar o crescimento do meu negócio? Por meio do monitoramento de notícias é possível personalizar um formato de busca capaz de captar notícias específicas do seu segmento.
Confira sequência algumas dicas de como estruturar uma forma de monitorar as principais novidades do mercado:
DELIMITE O ASSUNTO E CRIE SEU MONITORAMENTO
O primeiro passo é escolher qual será seu foco de pesquisa, ou seja, quais os temas a serem explorados de acordo com sua estratégia. Essa escolha é importante para otimizar seu processo de busca, evitando desperdício de tempo e dinheiro.
Na Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa de clipping em BH, os temas a serem explorados para pesquisa são definidos com os clientes, que recebem diariamente notícias sobre as principais tendências do seu setor.
ESCOLHA PALAVRAS-CHAVE INERENTES AO SEGMENTO
Além dos principais tópicos, é essencial escolher os termos a serem pesquisados, que devem ter relação direta com o seu negócio. O mercado dispõe de ferramentas específicas de busca que, por meio do cadastramento de palavras-chave, permitem monitorar apenas o assunto desejado, aperfeiçoando ainda mais o processo de pesquisa.
OTIMIZE AINDA MAIS SUA PESQUISA
Conhecendo mais sobre o seu setor, você saberá mais palavras usadas no seu meio de atuação. Fato que pode ajudá-lo a fazer o refinamento da sua busca, substituindo algum termo por outro, ou acrescentando expressões.
Os sistemas de busca permitem também atualizar sites sobre o setor que devem ser monitorados, melhorando ainda mais a busca.
Quer saber mais sobre como usar o clipping para nortear estratégias de mercado? Leia o nosso post “Saiba como o clipping pode ajudar sua empresa a se posicionar no mercado” e fique mais por dentro do assunto.
No Comments