08 mar O PAPEL DAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA NAS GESTÕES DE CRISE
Crise, uma condição desagradável que incomoda quando se instala em uma empresa ou negócio e que precisa ser equacionada. Cenário que, mal administrado, certamente resulta no enfraquecimento da imagem e credibilidade de uma marca.
Uma companhia que ainda não passou por tal contexto pode esperar que esse momento vai chegar. Mas é possível afirmar isso? Sim, porque com o crescimento das plataformas digitais, qualquer palavra mal interpretada alcança grandes proporções, acabando com a tranquilidade no ambiente corporativo.
Mas como procurar se antecipar a um momento de turbulência? Confira a seguir 8 dicas que vão ajudá-lo a planejar o gerenciamento de crise:
Entenda os pontos fracos da empresa
A primeira medida é diagnosticar quais as virtudes e fraquezas do seu negócio. Isso irá proporcionará uma visão horizontal da companhia, possibilitando a criação de estratégias para contornar a situação Reuniões com o cliente e demais membros da equipe de comunicação são formas de fazer este levantamento.
Defina porta-vozes
Saber se posicionar na imprensa e nas redes sociais é essencial para qualquer empresa. Por isso, as fontes da companhia devem saber se portar em coletivas de imprensa e nas plataformas digitais. Expressões faciais, gestos corporais e colocações inadequadas podem ser mal interpretadas vistas pelo mercado, resultando em impacto negativo na imagem da empresa.
Portanto, é essencial definir quem serão os porta-vozes e prepará-los para atuar em situações de crise. Uma delas é o media-training, treinamento que ajuda em como se comportar diante da imprensa, no que diz respeito a comunicação verbal, vestuário, entre outros aspectos.
Fique atento ao público interno
É de grande valia entender como dialogar com a imprensa e nas redes sociais, porém, a atenção com público interno é igualmente importante. Os colaboradores também são multiplicadores do que acontece com a empresa, por isso, deixá-los de lado é um grave erro.
Pensando nisso, um dos pontos que merece cuidados diz respeito ao comportamento nas plataformas digitais, pois a simples publicação de uma foto do ambiente de trabalho, que não corresponda, desvirtue o fim do negócio, pode ser mal interpretada e resultar numa propagação negativa da imagem da empresa.
Neste contexto, um dos mecanismos é o Socia Media Training, que consiste em mostrar para as pessoas qual impacto de uma publicação sobre a marca em perfis pessoais, no que diz respeito a credibilidade.
Monitoramento de notícias e redes sociais
Investir em uma ferramenta de clipping é uma medida que contribui para uma eficiente gestão de crise. Acompanhar o que é veiculado na mídia é uma forma de medir como seu negócio está sendo abordado nos veículos de comunicação.
Este trabalho sempre foi realizado pelo assessor de imprensa, porém existem empresas especializadas neste segmento, que são capazes de disponibilizar as principais notícias sobre o seu negócio.
Uma delas é a Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital. Localizada em Belo Horizonte, ela monitora conteúdo divulgado em jornais, sites, rádio, TV e redes sociais e envia relatórios diários para seus clientes.
Mantenha o diálogo com o público
No gerenciamento de crise, o melhor caminho é a transparência, por meio da manutenção de canais oficiais de interatividade, por meio da mídia e nas plataformas digitais. Por isso, responda comentários do seu público no Facebook, Instagram, etc.
Envie respostas com rapidez e não deixe as pessoas sem um posicionamento. Agilidade e assertividade são essenciais nestes momentos e demonstram credibilidade para as pessoas.
No que se refere a imprensa, importante produzir notas de esclarecimento e comunicados, reforçando o posicionamento da empresa. É um engano não se posicionar.
Avalie os indicadores e evite crises futuras
Nestas situações o gestor e sua assessoria de imprensa precisam ter um panorama de tudo o que está acontecendo. O clipping de notícias e monitoramento de redes sociais são bons mecanismos para ajudar a compilar o máximo de informações desse raio x corporativo.
Entretanto, passado o momento de crise, estes mesmos indicadores serão importantes para uma análise dos motivos que levaram a este momento de turbulência, norteando quais deverão ser as ações futuras para evitar este cenário.
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