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COMO AS MÉTRICAS DE MARKETING DIGITAL CONTRIBUEM PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO?

É muito comum algumas empresas executarem ações de marketing digital pensando apenas em mensurar o lucro. Porém, elas esquecem que é importante  ter uma visão mais detalhada sobre todo o processo, por meio de métricas de planejamento de marketing. Com esta ferramenta é possível aperfeiçoar e melhorar os resultados das campanhas.

As métricas de marketing digital são indicadores de desempenho previamente definidos para mensurar a efetividade da estratégia de divulgação do seu negócio. Elas podem variar de acordo com o planejamento e os objetivos da empresa.

O alinhamento dos quesitos para análise com o plano de crescimento da companhia é fundamental. Entretanto, existem algumas métricas essenciais para análise. Por isso, separamos algumas dicas importantes para obter um raio x dos pontos fortes e fracos da sua campanha.

Taxa de conversão

Quando começamos a executar ações de divulgação é importante avaliar qual impacto que elas estão estabelecendo no público. É possível analisar esse indicador no primeiro contato do visitante com o seu conteúdo, ou nas outras vezes que ele interagir com o material divulgado.

Em uma estratégia de marketing digital, seja e-mail marketing, mídias sociais ou marketing de conteúdo, etc, a taxa de conversão é uma métrica que permite identificar se a solução empregada está de fato impactando os visitantes ou leads.

Ciclo de vida no funil de vendas

Este quesito consiste em avaliar qual retorno financeiro gerado pelo cliente durante todo o relacionamento com sua empresa. Por meio de métricas específicas, é possível saber qual a média de compra do consumidor.

Este indicador permite saber em qual etapa do funil de vendas o cliente se encontra, permitindo aperfeiçoar a oferta de conteúdos de fundo de funil que possuem uma abordagem com apelo mais comercial, visando aumentar a receita.

Qual o custo de cada cliente?

Além de mensurar o volume de compra, é possível saber o custo para aquisição dos clientes, identificando o valor investido para conduzir um lead do topo até o fundo de funil de vendas, etapa que representa o momento de uma venda.

Para saber esse valor é preciso levar em consideração o valor investido e fazer uma comparação com o número de leads gerados e negócios concretizados. Caso o custo de aquisição esteja além do que foi previamente planejado, é essencial consultar outros indicadores para avaliar qual o ponto fraco da campanha de marketing. 

Taxa de rejeição

Neste contexto, é possível analisar como as estratégias aplicadas estão atendendo as expectativas dos leads. Imagine que a sua empresa decidiu promover uma ação de e-mail marketing, mas percebe que o conteúdo divulgado não está tendo adesão dos potenciais consumidores. Neste caso, o ideal é rever o planejamento e sua aplicabilidade.

Números de cliques, abertura e abandono

Quantas vezes clicaram no seu conteúdo? Qual o número da taxa de abertura? E qual percentual de abandono do site? Responder essas perguntas é importante para mensurar a efetividade da estratégia de marketing digital.

Vamos pensar no e-mail marketing: um baixo percentual de abertura do conteúdo pode demonstrar que o problema está no assunto da mensagem que é pouco chamativo para o potencial cliente.

Já uma elevada taxa de abertura e uma baixa taxa de clique, nos leva a conclusão de que o conteúdo proposto não é bom. Um elevado número de saída mostra que o material precisa ser atualizado.  Todas estas métricas permitem avaliar detalhadamente o desempenho do site. 

Retorno sobre o investimento (ROI)

Essa métrica é imprescindível dentro do planejamento, pois é ela que vai avaliar a estratégia de marketing digital como um todo. A conta é simples: basta calcular a receita gerada e dividir o total pelo investimento realizado.

Identificar quais são as estratégias mais eficazes para seu negócio depende de uma prévia análise dos objetivos de sua empresa e escolhas das métricas mais adequadas ao planejamento da instituição.

A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa localizada em Belo Horizonte, disponibiliza no mercado o serviço de monitoramento e gerenciamento de redes sociais.

Por meio deste trabalho, é possível acompanhar tudo o que é veiculado nas mídias digitais dos clientes. Através destas informações, eles conseguem analisar se uma estratégia de marketing está ou não no caminho certo.

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