28 jul COMO O CLIPPING PODE GERAR NOVOS NEGÓCIOS?
Nunca produzimos tanta informação na história da humanidade. No mundo digital ficou mais fácil compartilhar conteúdo, fazendo com que a quantidade de dados circulando na internet fosse imensurável.
Este fato teve impacto direto no meio empresarial, pois as companhias foram direcionadas a analisar informações sobre padrões de consumo, hábitos e preferências do público. Os dados capturados passaram a servir de base para definir estratégias de atuação no mercado.
Entretanto, ainda hoje é um grande desafio executar pesquisas de forma inteligente e interpretar seus resultados. Pensando nisso, abordaremos três importantes questões para realizar um eficiente monitoramento de informações:
Acompanhe de perto o que sai na mídia
Um dos caminhos é rastrear o que é publicado em jornais, revistas, sites, blogs, televisão e rádio. Esse processo é conhecido também como clipping, ou monitoramento de notícias, e o conceito está atrelado a uma pesquisa sobre tudo o que apareceu na mídia sobre os assuntos ligados ao negócio do cliente.
O que norteia essa busca são palavras-chave, que podem ser cadastradas em um sistema de busca especializada, ou utilizadas em plataformas tradicionais de pesquisa, como o Google. Vamos pensar em uma empresa de engenharia civil. O clipping mostrará a ela informações sobre mercado imobiliário, principais concorrentes do segmento, tendências no setor de construção entre outros dados.
Não ignore as redes sociais
Os consumidores se manifestam muito pelas mídias digitais, pois é um espaço que deu liberdade para o cidadão dar sua opinião sobre algo que impacta no seu dia a dia. É possível observar este fenômeno pelo elevado fluxo de dados que passam por Facebook, Instagram, Twitter.
O clipping também viabiliza o monitoramento de redes sociais, fato que possibilita ao gestor acompanhar, as citações sobre a empresa, produtos e concorrentes. Os dados podem estar em posts, comentários e no que o público curte ou compartilha.
Além de saber qual a imagem que as pessoas têm do seu negócio, as mídias digitais viabilizam maior interatividade com o cidadão, permitindo que, por meio do monitoramento, as empresas possam se posicionar com rapidez perante seu público.
Como funciona o monitoramento de notícias para novos negócios no mundo digital?
Você já viu que a internet abre um vasto leque para o monitoramento de informações. Por isso, as empresas precisam dar uma atenção especial para o clipping digital, pensando que ele é uma ferramenta que viabilizará crescimento de mercado. Neste contexto, investir em mecanismos que automatizem a clipagem, tornando o processo de captação de dados mais automatizado é essencial.
A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, localizada em Belo Horizonte, utiliza ferramentas específicas de busca que proporcionam maior agilidade na hora de captar as informações. Além disso, neste segundo semestre, a empresa passa a disponibilizar no mercado o serviço de captação de notícias em emissoras de TV e rádio.
Quer saber mais sobre como o clipping pode potencializar a imagem da sua empresa no mercado? Leia também o nosso post “Clipping viabiliza vantagem competitiva” e curta nossa página no Facebook.
No Comments