13 jul QUAL IMPORTÂNCIA DO MEDIA TRAINING PARA IMAGEM DAS EMPRESAS?
A forma que você posiciona sua marca diante de seu público é um dos fatores determinantes para o sucesso do seu negócio. Preservar a qualidade do seu produto e garantir que seus clientes sejam bem atendidos é essencial. Mas como transmitir essa credibilidade durante entrevistas nas mídias tradicionais, como rádio, TV e veículos impressos? Como fazer o cliente entender o diferencial do meu negócio? Pensando nisso, vamos abordar no post de hoje o conceito de Media Training e qual a relevância dele para a imagem da sua empresa.
O Media Training é o treinamento de porta-vozes de uma instituição, cuja proposta é aperfeiçoar o relacionamento destes com os jornalistas, seja na hora de entrevistas, encontros e eventos. Esta ferramenta é essencial no trabalho das assessorias de imprensa e o gestor deve investir neste mecanismo, antes de divulgar as ações do seu negócio para os veículos de comunicação.
Entretanto, alguns gestores não compreendem a importância deste mecanismo e menosprezam sua relevância. Entendemos que algumas pessoas que estão fora deste meio comunicacional podem não compreender esta estratégia. Por isso, separamos quatro motivos para investir em Media Training:
Gerenciamento de crise
Algumas instituições passam por momentos de turbulência e nesta hora, além de um bom planejamento, saber exercer o papel de porta-voz da empresa com o público externo é um dos fatores mais importantes para superar uma situação adversa. Se o chefe da companhia não tiver a habilidade para se posicionar em entrevistas e demais pronunciamentos, a reputação da instituição é colocada em xeque.
Neste contexto, o Media Training, por meio de simulações de entrevistas, ele é capacitado para lidar com situações onde ele terá que construir um discurso claro e que esteja alinhado com os objetivos da empresa, sempre preservando a imagem da instituição.
Construção da imagem da empresa
Buscar se qualificar para lidar com a imprensa é muito mais do que se expressar bem diante dos jornalistas. É está ligado com a preservação da saúde do negócio, fato que impacta diretamente na receita da empresa.
Por isso, justifica-se o investimento em uma estratégia de assessoria de imprensa. Todo o trabalho de produção de release excelente e emplacar a pauta na imprensa serão inúteis se o assessorado não se posicionar com discurso coerente, evitando ruído na comunicação.
Discurso mais eficaz
Um pronunciamento transparente e que transmita objetividade é um diferencial na comunicação com o público externo. Esse é um dos fatores que o cliente deve levar em consideração na hora de contratar uma assessoria de imprensa.
O treinamento para falar com o público permite ao assessorado aperfeiçoar suas habilidades, construindo um discurso coeso, evitando frases ambíguas que podem ser mal compreendidas, contribuindo para uma imagem negativa da empresa.
Proximidade com a rotina jornalística
Por fim, o Media Training é uma forma do assessorado saber mais sobre o dia a dia dos jornais. Assim, eles poderão visualizar por que determinado assunto é abordado na imprensa e outro não. Vão compreender que é necessário ter em mente que as redações trabalham sempre com a urgência de levar a informação para os cidadãos, por isso é importante atender os jornalistas com agilidade e assertividade.
Esse aprendizado dará a noção de como funciona o cotidiano do jornalismo, ambiente muitas vezes desconhecido pela maioria das pessoas. Além disso, o gestor da empresa passará a ficar mais atento a assuntos dentro da sua companhia que podem pautar os veículos de comunicação.
A Interface Comunicação aplica o conceito de Media Training junto aos seus clientes, para ajudá-los a se posicionarem na mídia. Paralelamente, a Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, localizada em Belo Horizonte, mostra como a imagem do assessorado está repercutindo perante o público externo.
Quer saber um pouco mais sobre a importância de se posicionar corretamente na mídia? Leia o nosso post “Saiba como a assessoria de imprensa trabalha para preservar a imagem de instituições?” e siga nossa página no Facebook.
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