29 jun O DESIGN THINKING NAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO
O Design Thinking é um conceito novo que está ganhando espaço entre profissionais de marketing e comunicação. Trata-se de uma técnica que permite lançar um novo olhar para a relação entre empresa e seus clientes, além de viabilizar o aperfeiçoamento da rotina de trabalho. Ainda não entendeu? Calma que logo em seguida vou explicar tudo detalhadamente.
Os planejamentos de assessoria de imprensa ou monitoramento de notícias são apresentados muitas vezes no formato textual. O design thinking defende que uma abordagem visual pode facilitar a compreensão do cliente e potencializar a criatividade dos profissionais. Além disso, o conceito prevê uma criação colaborativa de ideias, por meio da interação dos profissionais, viabilizando soluções criativas para seu negócio.
Etapas do Design Thinking
A ideia é aplicada em quatro fases que são: Imersão, Ideação, Prototipação e Ação. A primeira etapa é o momento em que os profissionais estão diagnosticando quais são os desafios da empresa, seu público alvo e quais as demandas dos clientes. Na ideação, o problema para alavancar o seu negócio já foi encontrado e aí é o momento de buscar a solução.
No processo de Prototipação, as ferramentas encontradas são colocadas em prática para efeito de teste. Isso serve como termômetro para medir a efetividade de determinada estratégia. Por fim, chegamos a etapa da ação, que é quando são implementadas as ideias previamente na estratégia de design.
Design Thinking e Assessoria de Imprensa
Pode parecer estranho, mas estes conceitos distintos podem sim dar as mãos e caminharem interligados, principalmente para aperfeiçoar a rotina profissional. Além disso, é necessário pensar que assessoria de imprensa é relacionamento, não só com veículos de comunicação, mas também com clientes e colaboradores. Essa é uma das premissas do Design Thinking.
Imagine a gestão de redes sociais. Monitorar enquetes sobre os produtos da empresa pode nortear ações de comunicação. Acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre seu negócio é uma forma de entender as necessidades do seu público.
O diálogo com colaboradores também pode ser um importante meio para que o seu assessor compreenda os desafios do seu negócio. Os funcionários estão inseridos dentro do dia a dia da empresa e podem expressar com propriedade como avaliam os serviços e produtos disponibilizados no mercado.
Pensando no contexto de uma agência de comunicação, o conceito de Design Thinking cai como uma luva na rotina profissional, uma vez que ele prevê a elaboração de estratégias por meio de um processo colaborativo.
A Interclip, empresa de clipping, monitoramento de notícias e marketing digital, localizada em Belo Horizonte e que faz parte do Grupo Interface Comunicação Empresarial, está sempre dialogando com todos os profissionais do grupo para elaborar as melhores estratégias para as empresas. E isso passa pelo constante diálogo, não só com os profissionais que atuam na empresa, mas também com os clientes para buscar as soluções mais adequadas para seu negócio.
E você? Aplica conceitos de Design Thinking na sua empresa? Deixe aqui o seu comentário.
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