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SAIBA COMO O FUNIL DE VENDAS PODE AJUDÁ-LO A CONQUISTAR MAIS CLIENTES

Um dos principais conceitos do marketing de conteúdo é o funil de vendas. Mas o que seria isso? Ele é um mecanismo capaz de otimizar a taxa de conversão de leads, por meio da oferta de conteúdo adequado em cada etapa do processo de compra do consumidor. Porém, sua utilização tem que ser bem estruturada para alcançar o resultado desejado.

Para aplicar a técnica do funil de vendas de forma eficiente, é importante compreender como ele se aplica ao marketing digital:

O que é o funil de vendas?

Você já viu aquele objeto de boca larga com fundo mais estreito, muito usado para passagem de alguns líquidos? Isso mesmo, é daquele funil que estamos falando.  Dentro do marketing digital, a produção de conteúdo com base no funil de vendas tem o mesmo propósito. Primeiro você publica posts para dialogar com públicos mais genéricos e depois você vai direcionando as produções para sua persona, buscando atender as necessidades do seu cliente de forma segmentada.

Quais são suas etapas?

A aplicação desta estratégia depende de um minucioso conhecimento de cada fase do processo. Não adianta querer utilizar tais conceitos sem conhecê-los profundamente. Veja algumas dicas na sequência:

Topo do funil

Nessa fase é importante elaborar conteúdos com enfoque no primeiro contato com um possível cliente. Entretanto, é ideal ter em mente qual o perfil de consumidor é ideal atingir, vislumbrando o sucesso do seu negócio.

Imagine que você é um diretor de uma academia de ginástica e precisa atrair mais alunos. Uma forma de começar a estabelecer interatividade seria publicar um post com o título “Qual o impacto da atividade física na qualidade de vida dos praticantes”. É um material onde é possível abordar o assunto, mas sem falar sobre o seu produto diretamente. Mas ao final do post você pode incluir um Calls to Action (CTA), convidando a pessoa para acessar o seu site, ou baixar um e-book.

Além do formato do conteúdo, é necessário levar em consideração quais canais de comunicação serão mais efetivos. Consigo atingir meu público no linkedin? Será que uma campanha no Facebook é mais eficiente? Tais questões precisam ser analisadas.

Meio do funil

No meio de funil, já é possível identificar as necessidades da persona e produzir conteúdos mais direcionados para o que ela precisa.  Nesse momento, as pessoas já sabem que possuem um problema e buscam soluções para resolvê-lo.

O melhor conteúdo nessa fase é aquele que vai ajudar o leitor a identificar suas dores e apresentar soluções para saná-las.  Materiais mais elaborados, como cases de mercado, blog e posts são recomendados nesse momento.

Fundo do funil

Esse é o momento ideal para explorar as potencialidades do seu produto e as vantagens do seu negócio. Aqui, o cliente já tomou a decisão de que precisa adquirir uma solução para seus problemas e você, empreendedor, precisa saber usar isso a seu favor.

Blogs corporativos, vídeos e/ou webinars sobre seu produto e cases de clientes da sua empresa são alguns dos formatos que podem ser explorados. Importante lembrar que depois do fechamento de contrato, é essencial fidelizar o cliente, por meio da produção de conteúdos inerentes ao serviço realizado, ampliando as possibilidades de reter aquele lead, tornando o relacionamento com ele mais duradouro.

Monitore os resultados

Depois de cumprir todas as etapas do funil de vendas, acompanhar a efetividade das ações é de extrema importância. Mensurar a efetividade das ações permite avaliar e aperfeiçoar o que está dando certo e corrigir possíveis equívocos.

Na Interface Comunicação Empresarial, empresa localizada em Belo Horizonte que pertence o Grupo Interface, do qual faz parte a Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, a gestão de conteúdo em redes sociais é realizada com enfoque na geração de leads para o cliente.

Profissionais especializados elaboram planejamento de gerenciamento de mídias digitais, com o intuito potencializar positivamente a imagem da sua empresa nestes ambientes. Neste contexto, a Interclip atua na parte de captação de tudo que é veiculado sobre o cliente nestes perfis. Posteriormente, o contratante recebe um relatório com tudo o que foi veiculado sobre o seu negócio.

Gostou das nossas dicas sobre gestão de redes sociais com enfoque em funil de vendas? Deixe aqui seu comentário.

 

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