09 jun PLANEJAMENTO PARA ESTAR NAS REDES SOCIAIS, É NECESSÁRIO?
Estar conectado nas mais diversas plataformas digitais é a regra do momento. A tecnologia reduziu a distância entre habitantes dos quatro cantos do mundo. Todos estão interligados nesta rede chamada internet. Este cenário trouxe desafios para o mundo corporativo, no que tange ao seu posicionamento de marca, seja no Instagram, Facebook, Twitter, etc.
Como se adaptar a este novo cenário? Essa é uma grande questão para profissionais de marketing, pois as empresas se sentem obrigadas a estar conectadas nas redes sociais. Muitas vezes elas querem criam um perfil em várias plataformas simplesmente porque é a tendência do momento. É a ideia de que é necessário fazer porque tá na moda ter perfil no Facebook, ou vamos criar uma conta no Instagram porque o chefe mandou e acha legal.
Calma aí! Cadê o planejamento e a estratégia? Será que é preciso estar em várias plataformas digitais? Nesta hora, o interessante é analisarmos qual a melhor forma de atingir o meu público-alvo, seja pelas redes sociais, ou pelos métodos tradicionais de comunicação.
Imagine a seguinte situação: Uma cidade ribeirinha, com poucos habitantes e com conexão digital de baixa qualidade. Neste caso, talvez o velho e bom folder faça mais sucesso do que uma campanha no Facebook, certo? Nem sempre tecnologia e modernidade traduzem eficiência. A análise de cenários é essencial. Fique atento!
Redes sociais como canal de interatividade
Os espaços digitais não são ferramentas de marketing. Eles podem até exercer esse papel, mas sua função primária é promover interlocução entre os usuários, reduzindo a barreira de tempo e espaço entre os internautas.
Neste contexto, as empresas devem entender que as respostas devem ser rápidas, objetivas, fato que exige uma identidade muito clara com a postura do mercado. Pois é assim que se estabelece uma unidade no discurso, trasmitindo coerência para o público.
Na Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa localizada em Belo Horizonte e que pertence ao Grupo Interface Comunicação, são realizados trabalhos de monitoramento de redes sociais.
As estratégias de atuação nestes espaços são previamente definidas com os clientes, para garantir a eficiência do trabalho. Um case foi a coordenação das redes sociais da CDL-BH, durante o Dia da Liberdade de Impostos, data no qual os consumidores podem comprar produtos com isenção de tributos. O trabalho foi coordenado por equipe especializada que monitorou, não só os perfis na internet, mas o que foi veiculado em mídia espontânea.
Estabeleça uma identidade
Uma empresa pode lançar mão de várias ferramentas digitais. Entretanto, é importante manter a coerência do discurso, respeitando as peculiaridades de cada plataforma. Uma resposta vaga e sem foco não traduz credibilidade, além de resultar na insatisfação do usuário.
As redes sociais proporcionam um significativo leque de possiblidades de se comunicar, porém o posionamento firme e linguagem adequada são essenciais para consolidar uma boa imagem com sua persona.
Produza conteúdo relevante
Você já deve ter ouvido falar que quando a gente não tem algo de valor para dizer o melhor é ficar calado, certo? Isso cai como uma luva na interatividade com as pessoas em ambiente virtual.
Por isso, é importante produzir conteúdo relevante para sua persona. Porém, antes de criar uma conta em qualquer rede de relacionamento, é fundamental avaliar se a sua empresa tem informações úteis e que vão agregar valor na interatividade com seu público. Como é o acesso a internet destas pessoas? Quais formatos de conteúdo mais adequados? Essas são algumas das principais variáveis a serem consideradas.
Antes de entrar no mundo virtual, você precisa calcular os riscos desta exposição. Por isso, antes de surfar nesta onda digital, avalie bem quais serão as consequências para seu negócio. Curtiu esse post? Deixe aqui seu comentário.
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