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GESTÃO DE REDES SOCIAIS NAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA

O assessor de imprensa cuida exclusivamente do relacionamento do cliente com os jornalistas das redações de rádio TV, jornal, etc. Essa afirmação é bem arcaica e não se encaixa mais na realidade deste profissional. O jornalista assessor precisa saber também elaborar estratégias de comunicação em mídias sociais, com o objetivo de potencializar o marketing digital com seus clientes.

Nas agências de comunicação tradicionais os assessores não se preocupavam com as mídias digitais. Porém, o panorama da comunicação hoje é outro e o profissional precisa estar atento a este novo cenário.

Existe no mercado a figura do Social Media, que é a pessoa responsável por gerenciar contas do Facabook, Twitter, Instagram e outros. Mas é possível encontrar nas assessorias de imprensa profissionais que dominam o assunto a ponto de elaborar também uma eficaz ação de comunicação.

O Grupo Interface Comunicação Empresarial, que possui como integrante a Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, possui na sua equipe jornalistas  especializados em redes sociais, que elaboram estratégias de divulgação direcionadas para os dois formatos de mídia.

Para você, cliente, isso é um facilitador, pois você pode firmar o contrato de serviço em um só lugar, fato que ajuda na comunicação com o cliente e também na dinâmica do trabalho. Contratar empresas diferentes para execução de uma mesma estratégia pode gerar ruídos de comunicação na implementação das ações, gerando estresse e maus resultados para o seu negócio.

Além de tudo que abordamos até aqui, confira 4 medidas fundamentais para o sucesso da sua estratégia de comunicação para mídias sociais

Padronize a linguagem da comunicação

Saber se posicionar no mercado é essencial para qualquer empresa e isso passa por unificar o discurso nos veículos de comunicação, respeitando as peculiaridades das redes sociais.

Se a sua companhia é mais descontraída e adota um tom mais sério, ou se a empresa é mais formal e se posiciona de forma extremamente coloquial, o resultado pode ser um distanciamento entre o discurso e a prática.

Portanto, pensar a linguagem na hora de posicionar a marca diante do público é fundamental, pois é isso que vai consolidar a identidade da empresa e como ela será vista no segmento.

Respeite as diferenças de cada mídia

Cada veículo de comunicação tem sua peculiaridade. O assessor de imprensa precisa respeitar as características de um jornal impresso e uma emissora de rádio na hora de posicionar seu cliente, certo?

Nas redes sociais acontece da mesma forma. Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Linkedin e outros mais tem suas particularidades. Portanto, é necessário adequar as ações, explorando adequadamente as potencialidades de cada um. Assim, você consegue disponibilizar conteúdo relevante, no local certo e da forma adequada, contribuindo muito para o sucesso da estratégia. 

Estabeleça interação com os seguidores 

Seu assessor elaborou uma baita estratégia de redes sociais, aplicou as ações, gerou leads, tráfego orgânico, etc. Ok! Não preciso me preocupar já que a minha equipe de comunicação aumentou o número de seguidores e curtidas? É aí que você se engana.

Não adianta nada ter um milhão de seguidores, caso sua empresa não interaja com eles, deixando eles sem respostas, ou não dê a mínima importância para seus feedbacks. Não haverá fidelização do público com seu negócio e as pessoas ainda falaram mal da sua empresa para outras pessoas, prejudicando a imagem da companhia. 

Portanto, valorize os comentários dos seguidores, mesmo aqueles que são negativos, pois eles podem proporcionar um redirecionamento da empresa no mercado, contribuindo para o sucesso dos negócios.

Monitore os resultados

Acompanhar os resultados das ações é fundamental e o clipping pode ser um importante aliado neste processo, no que diz respeito a captação de tudo que é veiculado para análise da efetividade das ações.

No Grupo Interface Comunicação Empresarial, a Interclip é o braço responsável por monitorar a exposição dos clientes na mídia e gerar relatórios que trazem um raio-x da imagem deles nos veículos de comunicação e mídias sociais.

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho do assessor de imprensa? Acesse o nosso artigo Entenda como funciona o trabalho de um assessor de imprensa e deixe aqui o seu comentário.

 

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