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ENTENDA COMO FUNCIONA O TRABALHO DE UM ASSESSOR DE IMPRENSA 

Uma parte importante do trabalho nas assessorias de imprensa é o cliente compreender a rotina do assessor e de que forma seu trabalho viabilizará resultados para seu negócio. Tal como um casamento, essa relação tem seus momentos gloriosos e também turbulentos, mas algumas atitudes simples e eficazes, aliadas a transparência e respeito mútuo podem garantir uma aliança duradoura e de muito sucesso.

O relacionamento com clientes é um trabalho gratificante para os profissionais de comunicação, pois cada um tem sua peculiaridade, impõe um novo desafio e abre a oportunidade de aprender algo novo, enquanto desenvolve um trabalho eficiente.

Porém, nesta caminhada algumas divergências podem acontecer. É neste momento que você, gestor de uma companhia, começa a questionar o trabalho da comunicação.  Neste momento, o ideal é manter a calma, ouvir e analisar as argumentações do seu assessor e acreditar na importância do trabalho dele.

Acompanhe logo mais algumas dicas para este relacionamento fluir com maior naturalidade e eficiência.

Acompanhe o planejamento de assessoria de imprensa

O trabalho de uma assessoria de imprensa começa com a elaboração de um planejamento, no qual estarão os principais pontos que serão explorados para obter retorno em mídia espontânea.

Porém, é importante que o cliente aprove esse plano e acompanhe sua execução. Mas o profissional é um especialista, por isso ele dita as regras e não precisa da minha anuência para executar a estratégia, certo? Errado. O jornalista precisa alinhar suas ações com os objetivos da organização, pois é assim que é possível viabilizar um discurso correto e coerente nos veículos de comunicação.

Esteja aberto ao diálogo com o seu assessor

Divergências de opiniões podem até parecerem sinais de conflitos e turbulência no relacionamento entre cliente e o jornalista que atende a conta. Mas quando bem interpretados, o “embate” de ideias viabiliza crescimento para os negócios.

Na relação entre assessores e assessorados isso não é diferente. Os dois lados precisam estar abertos a diversidade de opiniões. O contratante pode ter uma visão diferente daquela defendida pelo profissional de comunicação. Neste contexto, o cliente precisa confiar na sua assessoria e entender que a sua forma de pensar não é adequada para uma estratégia comunicacional.

Saiba se o jornalista está atento às novas tendências do mercado

Qualquer profissional precisa acompanhar a dinâmica de mercado e, no caso do assessor de imprensa, além de estar atualizado com as novas técnicas de comunicação, ele precisa monitorar o seu segmento de atuação, com o intuito de identificar temas que a sua empresa pode repercutir na mídia. Isso faz com que o assessorado confie no trabalho que está sendo executado, proporcionando credibilidade para o jornalista.

Você, potencial cliente, quer resultados e deve cobrar por isso. Imagine um assessor de imprensa que não está atualizado com ferramentas de gerenciamento de redes sociais, por exemplo. Isso trará prejuízos de visibilidade para o seu negócio, certo?

Portanto, é essencial que o assessor estar atento a todas as novidades que aparecem no segmento. Diferencial de mercado pode garantir contratos duradouros e mais receita agências de comunicação e seus clientes.

Apresente os resultados do seu trabalho

Depois de validar o planejamento e acompanhar sua execução, o cliente deve estar perguntando: Como faço para mensurar os resultados do trabalho da minha assessoria? É aí que o clipping entra em cena para monitorar a exposição do assessorado na mídia e captar tudo o que está sendo veiculado. Esse mecanismo irá comprovar em números a relevância do trabalho da comunicação, justificando o investimento na contratação de tal serviço.

A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital e a Interface Comunicação Empresarial, empresas do Grupo Interface Comunicação Empresarial, trabalham alinhadas neste aspecto.

Todo o conteúdo divulgado na mídia pelos jornalistas da Interface é monitorado pelos profissionais da Interclip, que captam todo o conteúdo publicado. Posteriormente, esse material é transformado em relatórios que são encaminhados aos clientes. A Interclip utiliza ferramentas específicas de captação de matérias, otimizando a rotina de clipagem. Para saber mais sobre assunto leia o nosso post sobre ferramentas de monitoramento de notícias.

E aí? Como você se relaciona com sua assessoria de imprensa? Deixe seu comentário.

 

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