Interclip

A IMPORTÂNCIA DO CLIPPING NO GERENCIAMENTO DE CRISE

Algumas vezes os assessores de imprensa tem que gerenciar uma crise que impactam negativamente na imagem dos seus clientes. O jornalista assessor deve estar atento e preparado para essas situações, porque nestes momentos é necessário agir com rapidez e bom planejamento para reverter o cenário desfavorável.

Empresas que recentemente se viram envolvidas com escândalos de grande repercussão relacionados aos seus segmentos, tiveram de agir instantaneamente para aplacar a crise. Para um atendimento de qualidade em meio a uma crise, se faz necessário uma equipe de comunicação integrada e preparada, que irá buscar a melhor resposta possível para a opinião pública que reflita no menor prejuízo possível para a marca ou produto da empresa envolvida.

Neste contexto, gerenciamento de crise é algo que assusta e a possibilidade de ter que lidar com isso deixa muitos profissionais apavorados, mas existem algumas medidas que podem ajudar a prever e administrar situações de conflito. Confira com a gente algumas sugestões:

Por que é necessário pensar em gerenciamento de crise?

Alguns percalços podem ser evitados, outros fazem parte do dia a dia do profissional. Essa é uma questão que o assessor precisa entender de imediato.

Pensando nisso, ao elaborar o planejamento de assessoria de imprensa, é importante identificar os pontos fortes e fracos da companhia. Essa ferramenta vai nortear você e seu assessorado em situações estressantes.

Caso a crise ocorra, além de um bom planejamento, o assessor precisa ter habilidade para lidar com as diversas mídias com agilidade e eficiência, como jornais, sites, blogs, emissoras de rádio e TV, redes sociais, enfim, são inúmeros canais de comunicação que vão exigir do profissional muita calma e expertise.

E nessa hora que é possível contar com o bom e eficaz amigo chamado clipping. O monitoramento de notícias é um importante aliado nestas horas, uma vez que ele possibilita acompanhar a imagem do cliente na mídia, monitorar os concorrentes do setor e o mercado de atuação.

Como o clipping pode auxiliar o assessor em uma crise institucional?

A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, por meio do acompanhamento diário da exposição do cliente na mídia, fornece aos contratantes um clipping diário com notícias sobre o segmento, a forma como ele está sendo mencionado, em quais mídias o número de citações é maior, como a concorrência está se posicionando no ramo, entre outros indicadores.

Além disso, quando é identificada alguma publicação que tem impacto importante no negócio do cliente, é enviado imediatamente pelo celular um alerta, informando o conteúdo da notícia publicada.  Essa ferramenta ajuda os assessores de imprensa a ganharem tempo e agilidade na hora de se posicionarem nos veículos de comunicação.

O clipping também pode ser o aliado na elaboração do planejamento, por meio dele é possível saber o que está sendo veiculado na mídia, quais os assuntos podem traduzir alguma ameaça para o cliente, o que pode ser explorado como pauta para o seu assessorado.

Contratar uma clipadora que utiliza ferramentas específicas de busca pode ser um bom investimento no seu negócio. A Interclip utiliza tecnologia de última geração. Por meio do cadastramento de palavras-chave, alusivas ao segmento do contratante, a ferramenta utilizada pela empresa é capaz de monitorar o que é veiculado em jornais, sites, redes sociais, entre outras mídias, sobre determinado assunto.

E aí? Qual sua estratégia de gerenciamento de crise? Deixe aqui o seu comentário.

No Comments

Post A Comment