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Análise de dados: Mecanismo importante para o sucesso da estratégia de marketing e comunicação

O  assessor de imprensa ou analista de marketing tem que pensar a estratégia de fortalecimento de marca da empresa para a qual ele presta serviço. Por onde ele vai começar? Qual o caminho para o sucesso do planejamento? Estes são questionamentos comuns que norteiam este processo. Por isso, o ideal é dispor de indicadores que darão vida a uma análise de dados para nortear as ações de todo o processo.

Estudar as informações inerentes ao segmento de atuação do cliente é essencial para fazer a diferença.  Porém, é imprescindível cruzar todos os indicadores de forma coerente, levando em consideração os objetivos preestabelecidos..

Mas como conseguir esses dados? O profissional de comunicação pode lançar mão de algumas ferramentas. Uma delas é o monitoramento de notícias, pois o clipping pode ser um importante mecanismo para captação de arquivos. Confira como a captação e análise de dados podem auxiliar os profissionais na elaboração de planejamento e tomada de decisão:

Confiança nas informações para escolhas assertivas

Estabelecer a intuição como o principal indicador para definir os rumos da sua estratégia não vale apena. Indicadores podem justificar a necessidade ou essa decisão. É essa segurança que vai minimizar a margem de erro. Informações relevantes e bem interpretadas darão confiança ao gestor ao decidir qual o melhor rumo na elaboração do planejamento de marketing de conteúdo e assessoria de imprensa, ou no projeto de expansão da empresa.

A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital disponibiliza para seus clientes relatórios anuais, mensais, ou semanais com indicadores sobre como o cliente está sendo abordado nos veículos de comunicação e redes sociais. O contratante tem acesso a vários dados, como impacto da notícia, número de matérias, qual mídia o volume de publicações foi maior, o espaço ocupado em jornais e revistas, entre outros itens. Esse trabalho direciona o trabalho das assessorias de comunicação e marketing, no que se refere à elaboração de estratégias.

Reduzir a chance de perder dinheiro

A afirmação acima cai como uma luva com o momento da economia brasileira. Em épocas de crise não há espaço para correr riscos e desperdiçar recursos. É essencial analisar os dados corretamente e ser assertivo nas ações.

Por isso, o estudo das informações nos possibilita traçar um raio-x do segmento, destacando os pontos negativos e positivos que mostrarão o melhor caminho para fortalecer a marca e garantir sua saúde financeira.

Erros podem virar oportunidades

O monitoramento da imagem do cliente nos mostra um recorte do mercado que ele está inserido, mas também é uma oportunidade de enxergar como o público avalia a marca da empresa.

Este contexto pode ser uma chance para reverter um quadro negativo diante do público. Utilizar as informações com foco em inteligência mercadológica pode ser o caminho para atingir a excelência. Reclamações podem ser bons feedbacks para definir estratégias de fortalecimento da empresa no segmento.

Além disso, o acompanhamento e análise constante dos dados auxiliam na mudança de direção de uma ação de marketing, caso necessário. Não dispor de informações valiosas de mercado resultam em planejamentos e ações limitadas, que não serão eficientes para o negócio do cliente. Acompanhar as novas tendências minimizam as chances de equívocos e ampliam o leque de possibilidades.

Rapidez nas respostas preservam a imagem corporativa

O rápido acesso e interpretação dos dados possibilita dar respostas rápidas a uma repercussão de algum assunto inerente ao serviço do contratante. Neste contexto, o monitoramento auxilia na redução do impacto de repercussões desfavoráveis que podem resultar em uma crise. A Interclip disponibiliza em seu portfólio o serviço de Alerta Geral, cujo objetivo é avisar os clientes de notícias importantes publicadas, principalmente em situações adversas.

E, você, como analisa os dados na sua empresa? Deixe aqui seu comentário.

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