Interclip

Ferramentas de clipping x Sites de busca: qual deles é melhor?

Imagine uma agência de comunicação tendo que planejar as estratégias de divulgação dos seus assessorados e, entre as demandas está o monitoramento de notícias.  O objetivo é capturar o maior número possível de publicações sobre o cliente, para comprovação do resultado do trabalho, certo? Ok, mas pesquisar apenas nos sites de busca demanda tempo e compromete o rendimento das ações. Por isso, contar com o auxílio de uma ferramenta especializada em clipping pode ser uma ótima ideia para aperfeiçoar o trabalho e aumentar o lucro.

Mas quando abordada a possibilidade de dispor de uma ferramenta tecnológica, muitos gestores de agências de comunicação, assessorias de imprensa, ou empresas que possuem departamento de comunicação, podem pensar que tal investimento é supérfluo, tendo em vista que o próprio jornalista pode captar as publicações no Google.  Entretanto, essa pode não ser a melhor alternativa, já que o assessor está envolvido com a execução de várias outras tarefas, o que pode comprometer o trabalho de captação de matérias.

Os softwares de monitoramento otimizam o trabalho das assessorias de imprensa e geram resultados que os sites tradicionais não proporcionam. A Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa do Grupo Interface Comunicação Empresarial, utiliza o Knewin, um dos sistemas mais sofisticados do mercado que monitora os assuntos, por meio de um cadastramento de palavras-chave, fato que contribui para um filtro mais eficaz no processo de busca. Pensando nisso, selecionamos 5 vantagens de utilizar o Knewin na clipagem diária.

Material impresso disponível

O Google permite ter acesso a inúmeras matérias, porém sua cobertura está restrita aos conteúdos que estão livres para captação. Já os materiais impressos, vão exigir um trabalho manual que demandará tempo. O knewin consegue rastrear publicações impressas em jornais e revistas e disponibiliza-las para realização do clipping. Isso proporciona um resultado mais dinâmico e eficaz para o cliente.

Universo de notícias ilimitado

Nos sites de busca nem sempre é possível todos os usuários obterem o mesmo resultado nas pesquisas.  Um dos motivos disso é a personalização no processo de monitoramento, o que faz com que alguns conteúdos não apareçam com facilidade para o usuário.  Além de disponibilizar todo o conteúdo, o Knewin permite realizar a captação por data de publicação, nome do autor e veículo de comunicação.

Criação de filtros

Quando a Interclip fecha um contrato com um cliente são cadastradas palavras-chave alusivas ao seu universo de atuação no mercado. Isso facilita a clipagem de citações, matérias de interesse e publicações sobre a concorrência. Isso otimiza o tempo de busca e permite que seja captado material que efetivamente ajudarão o cliente a ter um raio-x do seu segmento de atuação.

Relatórios Personalizados

A proposta de um monitoramento de notícias é gerar um relatório eficiente que retrate como a empresa está sendo abordada na mídia. A clipagem por meio dos sites de busca faz com que a elaboração do relatório seja manual, resultando em mais trabalho e comprometimento do tempo do assessor.

O knewin permite gerar relatórios personalizados para os clientes e envia-los por e-mail, proporcionando maior agilidade na entrega dos resultados. Assim, o cliente tem acesso as informações com mais rapidez.

Definição de alertas estratégicos

As ferramentas de buscas permitem que os profissionais de comunicação possa receber alertas estratégicos, fato que pode ajudá-lo a ter acesso às notícias com mais rapidez. Isso auxilia a tomada de decisões para o cliente se posicionar na mídia, especialmente em momentos de crise.  Nos portais tradicionais, o jornalista teria que pesquisar sobre o assunto, fato que comprometeria a eficiência e agilidade do trabalho.

Pessoal, os sites de monitoramento são sim uma alternativa dentro do segmento.  Porém, essa modalidade de clipping demanda tempo e trabalho manual do jornalista. É uma situação que pode comprometer a realização de outras atividades da assessoria de imprensa, fazendo com que o barato saia caro. Por isso, investir em nesta ferramenta significa sim gastar dinheiro, mas o resultado e satisfação do seu cliente pagam o preço.

Agora, nos conte um pouco sobre como você monitora as notícias sobre os seus clientes. Utiliza alguma ferramenta de pesquisa? Deixe aqui seu comentário.

No Comments

Post A Comment