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Marketing de Conteúdo: para que serve e qual impacto nos negócios da sua empresa

 

É perceptível que o marketing convencional já não atende mais as expectativas de consumidores e gestores de marca. As pessoas tem acesso às informações na palma da mão. Basta um clique na tela do celular e abre bem na nossa frente um leque de oportunidades e possibilidades que são expostos diariamente para os consumidores. Portanto, se destacar em meio a esse cenário, transformando seu produto em um diferencial de mercado é o desafio atual dos empreendedores.

 

Esse novo paradigma de comportamento dos consumidores, abriu portas para o marketing de conteúdo surgir como uma nova tendência dentro do mercado de comunicação. Esse novo mecanismo tem exercido papel essencial para o sucesso de campanhas e estratégias de divulgação de marcas nos mais diversos segmentos empresariais.

 

Entretanto, é essencial saber o que é marketing de conteúdo e como suas ferramentas contribuem para o crescimento da companhia, alcançando os resultados que o marketing convencional não consegue mais atingir.

O que é marketing de conteúdo?

É a técnica de criar e distribuir conteúdo relevante e de grande valor com o intuito de atrair e engajar potenciais clientes para potencializar os resultados de negócio. A produção pode acontecer por meio de vídeos, blogs, podcasts, posts em mídia social, ebooks e muito mais.

 

A publicação e entrega de conteúdo relevante para o público certo, no lugar e no tempo ideal aumentam as chances da marca ganhar diferencial no mercado, no que diz respeito a competitividade com seus concorrentes.

 

Como o marketing de conteúdo pode potencializar meus negócios?

 

De acordo com pesquisa Content Trends 2016, executada com 2.2725 organizações de segmentos distintos, 70% das empresas brasileiras já aplicam ações de marketing de conteúdo. Entretanto, o mesmo estudo mostra que 53,3 % destas companhias consideram que aplicaram os conceitos de forma superficial, ou seja, lançaram mão de ferramentas do marketing digital sem uma estratégia e planos bem definidos para direcionar a produção de conteúdo.

 

Portanto, para obter resultados contundentes as empresas devem estar atentas aos seguintes aspectos:

 

Atingir as pessoas certas: é irrelevante impactar um número alto de pessoas, sendo que elas não se interessam pelo seu produto, certo? Por isso, o marketing de conteúdo trabalha com o desenvolvimento de personas, cuja base mais sólida é encontrar o consumidor certo e no momento adequado. Isso acontece porque, no marketing de conteúdo, é o cliente que vai a procura da empresa e não o contrário.

 

Qualificação dos leads: as pessoas que acessarem seu conteúdo não terão necessariamente conhecimento detalhado sobre sua solução. Porém, isso não quer dizer que o seu esforço foi em vão. Se o lead (potencial cliente) não está considerando adquirir seu produto agora, isso pode mudar em um futuro próximo.

Engajamento de clientes: o marketing de conteúdo também pode ser um excelente mecanismo para fidelizar clientes. Afinal, depois que o lead passou por todas as etapas do funil de vendas eu não posso esquecer dele, certo? Isso mesmo. Com o marketing de conteúdo é possível estabelecer uma relação de longo prazo com as pessoas. Além disso, através do envio de um material relevante fará com que o cliente seja um multiplicador da sua marca.

Imagem da empresa no mercado: uma das vantagens de utilizar blogs para se comunicar com seu público é ser o único responsável pela gestão de sua imagem no mercado. Assim, a companhia tem total liberdade para produção e distribuição do conteúdo, além de ter a chance de estar sempre em evidência e se consolidar entre as empresas referências no setor.

Geração de receita: um dos aspectos mais levados em consideração dentro de uma empresa na hora de tomar uma decisão é o impacto financeiro. De acordo com o Estudo do Inbound Marketing no Brasil 2015, aproximadamente 60% das empresas apontaram o fator econômico como um dos motivos para aderir as estratégias do marketing de conteúdo. Isso acontece porque, de acordo com a Demand Metric, ele é 62% mais barato que o marketing convencional. Além disso, o custo médio para cada lead gerado é menor que as estratégias tradicionais, ou seja, gera retorno direto e receita.

E você? Acha que o marketing de conteúdo pode ser uma boa estratégia para você? No próximo post vamos falar sobre como aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa. Confira!

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