22 nov Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo podem atuar juntos
Muitos empresários tem dificuldade em escolher a melhor estratégia para divulgar sua marca e alavancar os negócios. É aí que surge uma das perguntas mais corriqueiras: Marketing ou Assessoria de Imprensa? Bom, a resposta é a seguinte: Porque adotar uma ferramenta se eu posso trabalhar com as duas em perfeita sinergia? É isso mesmo. Lançar mão de uma estratégia que envolva as duas ferramentas é um desafio, porém os resultados podem ser muito positivos se aplicarmos as ações com planejamento e eficiência. Primeiro é essencial saber a diferença entre os dois conceitos. Vamos a eles:
O objetivo da assessoria de imprensa
A internet ocupou um espaço significativo na vida das pessoas, preenchendo uma lacuna antes ocupada por veículos tradicionais, como jornal, rádio e televisão. Porém, ainda é imprescindível para uma empresa obter espaço nestas mídias. É aí que aparece a figura do assessor de imprensa, jornalista responsável por ser o elo entre a organização e os meios de comunicação.
Esse profissional exerce o papel de captar conteúdo relevante dentro das instituições, como produtos, projetos, ações de responsabilidade social, e transforma-los em sugestões de pauta para a imprensa.
Por meio dessa divulgação, a empresário potencializa sua marca perante a sociedade. Além disso, seus porta-vozes podem ser fontes de entrevistas, transformando a instituição em uma referência para determinados temas.
O papel do marketing de conteúdo
Diferentemente da comunicação tradicional, o marketing de conteúdo atua de forma segmentada. O objetivo aqui é estabelecer uma abordagem estratégica, por meio da produção de conteúdo relevante e consistente para atrair pessoas que se interessam pelo assunto e tranforma-las em leads (pessoas que podem se tornar clientes).
Entre as vantagens do marketing de conteúdo é que não existe dependência da mídia tradicional para publicar seu material. A instituição pode criar seu próprio canal, como um blog, fato que permite uma conexão mais direta com o consumidor. Além disso, é possível mensurar, até mesmo em tempo real, o resultado das ações implementadas.
Além dos textos, o marketing de conteúdo também permite a utilização de vídeos, cases, slides, ebooks, etc. Todos estes materiais são importantes para atrair novos leads. A captação de potenciais clientes trata-se de obter o e-mail do visitante de um blog. A partir daí é possível enviar materiais ricos para essa pessoa, para auxilia-la na decisão de compra de algum produto da empresa.
Como combinar as duas estratégias para potencializar o negócio?
O marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa tem formatos diferentes de interatividade com o público, porém os dois métodos se complementam. Portanto, em um cenário de forte competitividade, é essencial que uma comunicação forte use as duas estratégias para promover o fortalecimento de marca.
Mas investir apenas em uma delas não é mais barato? Essa seria uma forma de reduzir custos, certo? Pode até ser, mas o fato é que optar por somente uma forma de divulgação aumenta o risco de restringir a divulgação da marca.
Por exemplo, a publicação de uma nota na coluna de um importante jornalista com link pode levar o leitor a interagir com seu produto. Dessa forma, a assessoria de imprensa levou a pessoa a conhecer a produção de marketing de conteúdo da companhia, aumentando a chance dela se tornar um lead.
O caminho inverso também ocorre quando materiais ricos, como cases e e-books, demonstram que a empresa é uma referência para abordar um assunto na mídia. E quando o jornalista tem acesso a esse material ele pode escolher a instituição como a fonte da sua matéria.
Você concorda que assessoria de imprensa e marketing de conteúdo podem caminhar juntos? Deixe seu comentário aqui no blog.
No Comments