Leitura de notícia
Gazeta Norte Mineira - Montes Claros ( Notícia ) - MG - Brasil - 15-10-2019 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Novos conselheiros tutelares serão capacitados em Moc


Os novos 440 conselheiros tutelares do Norte de Minas, eleitos no último domingo, serão capacitados em duas etapas, pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), em parceria com a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas, Universidade Estadual de Montes Claros, Associação dos Municípios do Médio São Francisco e Fórum de Conselheiros Tutelares de Minas Gerais. É terceira vez que ocorre esse tipo de capacitação. O assunto foi discutido na tarde de quinta-feira, na sede do Ministério Público, com a presença do promotor Daniel Librelon.

A coordenadora do Departamento de Políticas Sociais da AMAMS, Laila Tatiane, salienta que a eleição desse ano teve um aspecto interessante para a AMAMS: os municípios filiados receberam todo acompanhamento da entidade, desde a elaboração do edital e das provas, além dos exames, sempre em parceria com o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes. "O presidente Marcelo Felix, prefeito de Januária, nos deu a incumbência de ajudar os municípios, que precisavam economizar os recursos, por causa da retenção do Piso Mineiro de Assistência Social. Fizemos a tarefa com mais de 20 municípios que nos procuraram" - salienta a coordenadora.

Na reunião realizada quinta-feira o promotor Daniel Librelon pontuou sobre o processo de escolha dos conselheiros e salientou que a capacitação deverá aprimorar o conteúdo em relação aos anos anteriores. A capacitação ocorrerá em duas etapas, sendo há primeira nos dias dia 12 e 23 de novembro e o segundo modulo de 10 e 11 de dezembro. Isso ocorrerá mediante a necessidade de capacitação continuada para Conselheiros Tutelares, que atuam na área de proteção e dos direitos da criança e do adolescente, e na estratégia de auxiliar estes profissionais nas demandas relacionadas à atuação correta dos conselheiros tutelares dos municípios da região.

A proposta de formação continuada foi construída através da Associação Mineira dos Municípios da Área Mineira da Sudene- AMAMS juntamente com Ministério Público do Estado de Minas Gerais por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas-CREDCA, Pró-Reitoria de extensão e do Núcleo de estudos, pesquisas e intervenções em Serviço Social - NEPISS e Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares de Minas Gerais-FMCT-MG.

Todos os parceiros contribuíram com as estratégias e construção na condução do trabalho a ser realizado considerando a relevância, contexto e a complexidade da atuação e função dos conselheiros tutelares enquanto atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Sendo assim, como objetivo de aprimorar os conhecimentos e metodologia de trabalho aperfeiçoado na articulação e intervenção junto a esta prática informou que será realizada o Curso de Formação Continuada para Conselheiros Tutelares.

Oportuno salientar, que este curso será ofertado aos conselheiros eleitos público-alvo e que irão tomar posse em janeiro de 2020, sendo assim, caso o município tenha interesse em participar deste curso, favor entrar com contato através de e-mail ou via telefone para demais informações.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.