Leitura de notícia
Portal EM ( Economia ) - MG - Brasil - 20-11-2018 - 06:00 -   Notícia original Link para notícia
Confira as estratégias dos comerciantes de BH para a Black Friday

Esticar a promoção por uma semana faz parte da receita para obter êxito nas vendas
Cautelosa, a estudante Natália Araújo já tem pesquisado os preços para conferir as ofertas, nesta semana, por um sonhado televisor

Descontos agressivos, programação estendida e confiança na relação com o cliente. Essas são algumas das estratégias com as quais comerciantes de Belo Horizonte têm planejado suas ações para contornar eventuais receios do consumidor com o megaevento de promoções Black Friday ou sua variação Black Week, na versão ampliada para toda a semana. Até sexta-feira e, principalmente, no dia 23, as lojas da capital terão compradores de olho em bons negócios para o fim de ano.

Segundo pesquisa da de Belo Horizonte (-BH), quase metade dos consumidores entrevistados (48,3%) estão aguardando a famosa queda nos preços da última sexta-feira de novembro para ir em busca dos produtos desejados. A maioria (60,5%) espera reduções de 41% a 60% nos valores. Dessa forma, as empresas pretendem dar descontos significativos para garantir que os clientes mantenham a confiança na relação com a loja.

O varejo de produtos de decoração e para a casa é um dos segmentos do comércio de BH que prometem dezenas de ofertas e cortes nos preços. Durante a comemoração de seus 70 anos, a Othon de Carvalho Material Elétrico prepara programação com grandes descontos. Segundo Rodrigo de Carvalho, gerente de marketing da empresa, a Black Friday é uma oportunidade para reafirmar a relação de confiança com os clientes.

Gerente de marketing de rede varejista de material elétrico, Rodrigo de Carvalho promete cortes agressivos nos preços de 50 produtos

"Um dos valores que preservamos é a veracidade. O preço vai ser diferenciado, com descontos agressivos. Conseguimos negociações diferenciadas com fabricantes e fornecedores, além da redução das margens de lucro na venda de diversos itens. Alguns chegaram ao preço de custo", comenta Carvalho, lembrando que os consumidores devem pesquisar e garantir os descontos. "Se pegar o período de até cinco meses, vamos ter abaixado muito. Estamos entrando para fazer um preço diferente." A Othon de Carvalho promete incluir cerca de 50 produtos na lista de promoções até a sexta-feira.

Para alavancar o fluxo de clientes e as vendas, as lojas estenderam o dia de descontos para a semana toda. Várias empresas da capital já estampam, desde ontem, a campanha 'Black Week' e afirmam ter descontos tão bons quanto os programados para a sexta-feira. No Shopping Minascasa, diversos estabelecimentos já praticam preços mais baixos em produtos de decoração para o lar ou escritório.

"Durante a 'Black Week' oferecemos produtos de qualidade com descontos exclusivos para os clientes e atraímos mais consumidores nesta semana de ofertas, aumentando o fluxo do shopping", afirma Kamila Pires, analista de Marketing do centro de compras.

Com cautela, a estudante Natália Araújo, de 21 anos, pretende comprar um televisor e mantém o hábito de pesquisar os preços nas lojas antes de definir a compra. "Costumo pesquisar um pouco antes nesta época do ano, porque já sabemos que vai ter a Black Friday. Aqueles produtos que você está procurando durante o ano costumam ter os preços um pouco mais baixos", disse.

Na expectativa

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela -BH, os eletrodomésticos e eletrônicos são os itens mais desejados dos belo-horizontinos e representam 31,2% das intenções de compra dos consumidores entrevistados. No 'pódio' dos mais procurados, as roupas aparecem na segunda posição, com 14,6%, e os calçados no terceiro lugar, com 11,8%. O levantamento apontou que metade dos consumidores (49,5%) pesquisa sempre ou quase sempre os preços.

"O consumidor está cada vez mais atento aos preços, realizando pesquisas constantes para ter certeza que o produto escolhido realmente está com um valor vantajoso", comenta o vice-presidente da /BH . Com a expectativa de grandes descontos e boas promoções, os belo-horizontinos planejam gastar, em média, R$ 555 com cada item. Este valor mais alto é explicado pelos produtos que serão adquiridos.

"Parte da população espera a data para comprar produtos de maior valor, como televisores, geladeiras, celulares, tablets, vídeo games, entre outros. Esses itens costumam ter um percentual significativo de descontos na Black Friday", comenta o vice-presidente da /BH.

O técnico em eletrônica Ramon Estevam, de 47, vê com desconfiança a programação das empresas no período de descontos. No entanto, ressalta que a pesquisa é a forma de se prevenir de erros na escolha. "Já venho pesquisando há mais tempo máquina de lavar e pneus para o carro, mas, pelo que tenho visto, tudo tem aumentado de preço, para depois descer. É uma falsa impressão de desconto. Tenho pesquisado nas lojas e na internet também. Se abaixar para um pouco menos do que estava antes já tenho intenção de adquirir. Se abaixar para igual estava não adianta", observa.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.