19 maio CLIPPING VIABILIZA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Proporcionar o crescimento de um negócio, ampliar a receita e potencializar o projeto de expansão de uma empresa. Tarefa desafiadora para o empreendedor na intensa saga de bombar a sua empresa no mercado. E um ingrediente essencial para fazer isso acontecer é a Inteligência Competitiva, conceito que está ligado a uma observação criteriosa do mercado que faz toda a diferença na hora de definir as estratégias de posicionamento da instituição.
Essa visão é essencial para direcionar as ações de marketing e comunicação, com enfoque no fortalecimento da marca da organização. Um dos desafios do mundo corporativo atualmente é entender que não é possível aplicar estratégias de publicidade e marketing como era feito há 10 anos. Isso porque o perfil do consumidor contemporâneo mudou e isso obriga os profissionais de comunicação a repensarem o planejamento.
Isso tudo passa pelo entendimento de que Inteligência Competitiva não se restringe somente a coletar informações sobre o segmento de atuação, mas sim pela capacidade de interpretar esses dados com eficiência para determinar qual será o direcionamento da organização no mercado. Está um pouco perdido? Acompanhe como funciona o processo de Inteligência Competitiva e como algumas ferramentas de comunicação se inserem neste contexto:
Informação ou Inteligência?
Dados coletados a partir de relatórios, pesquisas, dentre outros meios são muito importantes. Porém, eles sozinhos são apenas informações quantitativas que, se não interpretados corretamente, não traduzem nada para o cliente.
No contexto da comunicação, uma das ferramentas cuja função primária é gerar conhecimento por meio da captação de dados é o clipping. O processo de monitoramento de notícias viabiliza para o cliente obter indicadores inerentes ao seu negócio, mas principalmente sobre seu concorrente. E tais dados podem ajudá-lo a elaborar planejamentos, redefinindo ou não sua estratégia de mercado.
Na Interclip Monitoramento de Notícias e Marketing Digital, empresa do Grupo Interface Comunicação Empresarial, localizada em Belo Horizonte, profissionais especializados têm a responsabilidade de monitorar o segmento do cliente para captação de notícias inerentes ao seu negócio, inclusive sobre os principais concorrentes do setor. O contratante recebe um relatório diário com as publicações mais importantes do dia.
A proposta é realizar um monitoramento inteligente. Para isso, a empresa conta com softwares especializados em clipping, nos quais é possível, por meio do cadastramento de palavras-chave sobre o segmento profissional do cliente, restringir o mapeamento das notícias, com o intuito de captar somente o que interessa para o contratante.
Portanto, a Inteligência Competitiva transcende os limites dos números e visa levar para os gestores uma análise qualitativa do cenário mercadológico, buscando auxiliá-los na elaboração de estratégias de crescimento, proporcionando a prosperidade dos seus negócios.
E você, como você proporciona uma visão estratégia de mercado para seu cliente? Deixe aqui sua opinião.
No Comments