Interclip

CLIPPING DIGITAL – UMA MODERNA E ESTRATÉGICA FERRAMENTA DE GESTÃO DE NOTÍCIAS

Durante muito tempo o clipping foi considerado um recorte de jornal, que refletia o resultado do trabalho das assessorias de imprensa. Porém, com as mudanças tecnológicas o monitoramento de notícias ficou mais moderno e digital e se transformou em ferramenta estratégica no dia a dia das agências de comunicação.

Com essa nova dinâmica, além dos jornais impressos, as clipadoras passaram a monitorar sites, blogs, fóruns, redes sociais, com o intuito de captar as notícias mais estratégicas para seus clientes. Essa amplitude fez com que o clipping refletisse de forma mais dinâmica, a imagem da empresa para seu público estratégico, apresentando os resultados de suas ações, fortalecendo sua imagem para seus stakeholders.

Mas além de aumentar a capacidade de monitoramento, quais as outras vantagens do clipping digital? Selecionamos quatro indicadores que nos motram o crescimento da captação de notícias on-line:

Maior Praticidade

Disponibilizar as notícias em plataformas digitais trouxe dinamismo e precisão para o clipping on-line. Além disso, a prática impactou positivamente no trabalho dos assessores de imprensa, que, em função da intensa rotina do trabalho, tem que cumprir diversar tarefas, o que faz com que seja imprescindível o acesso às notícias do assessorado pelo computador.

Capacidade de armazenamento

Além da facilidade de acesso, outra vantagem do clipping on-line é resguardar a memória das notícias captadas. Algumas ferramentas, como Newstream, asseguram o armazenamento dos arquivos na nuvem, garantindo que as informações estejam disponíveis para consulta. Algumas clipadoras optam por criar um sistema personalizado para alocação dos arquivos.

A Interclip Monitoramento de Notícias e Redes Sociais, empresa que faz parte do Grupo Interface Comunicação Empresarial, criou sua própria plataforma de clipagem, onde todo o conteúdo é armazenado e disponibilizado para os assessores de imprensa. Além disso, a ferramenta permite gerar planilhas em Excel para produção de relatórios gerenciais com várias informações, como número de inserções, espaço ocupado na mídia em cm x coluna, entre outros dados.

Redução de custo

A captação e disponibilização das notícias on-line implica em redução de custos e otimização do tempo. Para isso, algumas clipadoras investem em modernização dos seus processos de clipagem.

A Interclip criou uma dinâmica de trabalho que funciona assim: a leitura de jornais e revistas é realizada nos computadores. A equipe de leitura seleciona e disponibiliza as notícias clipadas do dia em uma ficha digital, que fica disponível no Google Docs, plataforma de criação de documentos do Google. Esse arquivo é compartilhado simultaneamente com o setor responsável pela montagem e disponibilização das matérias no sistema da Interclip.

A medida reduziu significativamente o gasto com papel, além de dinamizar tornar mais eficiente a execução do serviço, pois os clientes passaram a ter acesso ao clipping com maior rapidez.

Monitoramento 24 horas

Outra vantagem do clipping digital é poder lançar mão da tecnologia e monitorar veículos de comunicação e redes sociais de maneira contínua. Alguns sistemas de buscas permitem fazer isso, por meio de cadastramento de palavras-chave e outros termos pré-definidos pelos assessorados. Um deles é o Knewin, ferramenta que atua com uma base tecnológica, que viabiliza em segundos o acesso ao conteúdo noticioso.

Mostramos ao longo desse texto algumas vantagens do clipping digital. Acreditamos que monitorar os principais fatos sobre o seu negócio é imprescindível para nortear tomada de decisões e definir novos caminhos profissionais, não importando qual seu segmento de atuação. E, se você já aderiu o clipping digital na sua empresa, conte-nos sobre sua experiência.

Até o próximo post!

No Comments

Post A Comment